Derrotar times mais renomados não é uma novidade para o técnico do The Strongest, adversário do Grêmio na estreia na Copa Libertadores. Menos de dois anos após eliminar o Inter da Copa Sul-Americana, quando ainda dirigia o Melgar-PER, o argentino Pablo Lavallén, agora no "Tigre" boliviano, tenta repetir a dose contra o arquirrival. Mesmo que o Tricolor viaje a La Paz com time reserva, o comandante da equipe boliviana descarta o rótulo de favorito.
— Um clube como o Grêmio tem um plantel numeroso, com muitos jogadores de qualidade. Os que tem mais experiência não vêm, é verdade, mas também é uma chance para muitos jovens que querem mostrar ao treinador a sua capacidade. Não creio que será um rival fácil. Se o Renato (Portaluppi) aposta neste grupo é porque tem coisas interessantes. Temos que cuidar porque a qualidade de qualquer time brasileiro é sempre muito grande — disse Lavallén, em entrevista à GZH.
O treinador confessou ter incerteza sobre o estado atual da sua equipe, uma vez que o último jogo disputado foi no dia 13 de março, na derrota por 2 a 0 para o Real Tomayapo, pelo Campeonato Boliviano. Ao mesmo tempo, o comandante argentino exalta ter conseguido descansar os seus atletas mais desgastados, sobretudo os que defenderam a Bolívia nos amistosos das datas Fifa contra Argélia e Andorra.
— Ficar vários dias sem jogos nos permitiu recuperar os cinco atletas que defenderam a seleção boliviana. Isso possibilitou ainda uma concentração total para o jogo contra o Grêmio. Por outro lado, logicamente há uma incerteza sobre como está o time, pois faz muito tempo que não jogamos. Mas não vejo que isso favoreça alguém. O Grêmio está com uma equipe "fresca", mas que talvez não tenha o entrosamento que teria o time que disputou a final do Gauchão contra o Juventude — completou.
Por fim, Lavallén reconheceu que a altitude de 3,6 mil metros de La Paz será uma dificuldade para o Grêmio. O que não significa, na visão do treinador, que esta seja uma vantagem determinante para o The Strongest.
— A altitude não é definitiva para nada, mas se acostumar ao quique e ao tempo da bola, adaptar-se aos "sprints" durante o jogo e poder respirar com normalidade seguramente não serão questões fáceis para o Grêmio assimilar. Mas a altitude existe, e faremos a nossa estratégia para gerar dano ao Grêmio. Com isso, esperamos ganhar os três pontos — finalizou.
Tendo o meia colombiano Michael Ortega e o atacante argentino Enrique Triverio como destaques, o The Strongest deve ter a seguinte escalação contra o Grêmio: Viscarra; Lino, Jusino, Caire e Roca; Wayar, Ursino e Ortega; Arrascaita, Triverio e Ramallo.
O jogo contra o Tricolor nesta terça (2), válido pela fase de grupos da Copa Libertadores, será às 21h (horário de Brasília), no Estádio Hernando Siles, em La Paz.