O Grêmio terá um time totalmente reserva para a estreia da Libertadores, contra o The Strongest, nesta terça-feira (2), em La Paz. Com 25 atletas relacionados para a viagem a La Paz, a escalação da equipe para o jogo no Estádio Hernando Siles não terá jogadores que devem iniciar a partida de volta da final do Gauchão, contra o Juventude, no próximo sábado (6).
A ideia do técnico Renato Portaluppi é ter um time mais forte fisicamente e com um resguardo defensivo adicional para encarar a altitude. Além disso, atletas mais experientes, para administrar as dificuldades de jogar a 3,6 mil metros acima do nível do mar, também serão escalados.
Por já ter atuado em outras ocasiões na altitude, Marchesín deverá retomar a titularidade. Aos 36 anos, o argentino, enquanto atleta do Lanús e nas passagens por equipes mexicanas, encarou jogos acima do nível do mar. Caíque, titular nas últimas partidas, ficou em Porto Alegre. Grando e o jovem Thiago Beltrame serão os reservas na Bolívia.
Fabio, reserva da lateral direita, foi utilizado na esquerda o jogo de ida da final do Gauchão pelas ausências de Reinaldo, lesionado, e Mayk, suspenso. Ele será um dos pilares do time pela experiência e qualidade ofensiva. A alternativa é Igor, o Serrote, como é conhecido na base.
Mesmo com Mayk à disposição, já que ele foi desfalque na serra gaúcha pela expulsão na semifinal, a comissão técnica resolveu preservá-lo da viagem. Assim, Wesley Costa, que vem sendo lapidado desde o final de 2023, terá mais uma chance entre os titulares.
A zaga não deverá ter surpresas. Gustavo Martins e Natã, que tiveram poucas oportunidades nesta temporada, devem formar o setor. Os jovens João Lima e Viery ficam entre os suplentes.
No meio-campo, a principal indefinição pública de momento. Dodi e Du Queiroz serão escalados desde o começo. Entretanto, há possibilidade de Ronald iniciar para reforçar o poder de marcação e colaborar com a bola aérea defensiva, principal quesito do time adversário. Caso queira manter a ideia de um armador, Nathan seria o escolhido, mas ele perdeu espaço pelas atuações insuficientes neste ano.
No ataque, dentro da composição do trio, JP Galvão e Nathan Fernandes serão escalados. A outra posição tende a ficar com Galdino, mas Besozzi e até um quarto meio-campista não podem ser descartados.
Com isso, o provável time para enfrentar o The Strongest tem: Marchesín; Fábio, Gustavo Martins, Natã e Wesley Costa; Dodi, Du Queiroz e Ronald (Nathan); Galdino, JP Galvão e Nathan Fernandes.
Nesta segunda-feira (1º), a comissão técnica de Renato Portaluppi comanda uma atividade no hotel da delegação em Santa Cruz de La Sierra. Pela limitação de espaço, o trabalho não deverá apresentar questões táticas ou técnicas.