As últimas atuações do Grêmio foram ruins. Após o hepta do Gauchão, o Tricolor perdeu para o Huachipato na Libertadores e para o Vasco na estreia do Brasileirão. As mudanças no time titular chamaram atenção e renderam críticas ao técnico Renato Portaluppi.
Após perder por 2 a 1 para o Vasco em São Januário, no Rio de Janeiro, no domingo (14), o treinador foi questionado sobre reforços e se ele conseguiria manter o time competitivo nos torneios até a metade do ano, quando a janela de transferências se abre por completo. Até o dia 19 de abril, as equipes brasileiras podem assinar com atletas que disputaram estaduais.
— A gente conversa bastante sobre contratações. Mas então eu faço uma pergunta para vocês: cadê os jogadores? Não adianta contratar por contratar. Jogadores se oferecem, eu mesmo recebo diversas ofertas de empresários. Daqui a pouco está com 60 jogadores no plantel e eles não resolvem o seu problema — explicou Renato.
Além da falta de jogadores de qualidade, o treinador também considerou os altos valores na hora de negociar com os atletas. Segundo ele, o Grêmio não está entre os clubes mais ricos e que conseguem contratar os principais nomes do mercado.
— Precisamos contratar, já falei sobre isso durante o Estadual, e estamos atentos quanto a isso. Mas é difícil contratar, seja por falta de dinheiro, por ter diversos jogadores caros, ou para achar bons jogadores no mercado. Quem tem dinheiro, vai às compras. Quem não tem, a gente sabe o que acontece — disse.