Um dos destaques da escalação do Grêmio para a decisão do Gauchão foi o zagueiro Pedro Geromel. Fora do segundo jogo da semifinal contra o Caxias e do jogo de ida no Alfredo Jaconi, ele retornou ao time titular para o confronto na Arena. O zagueiro se recuperou de um desconforto muscular e fez parceria com Kannemann na defesa gremista.
Após a conquista do heptacampeonato gaúcho, o técnico Renato Portaluppi contou os bastidores da volta do zagueiro e capitão ao time titular. Geromel tem contrato com o Tricolor até o meio do ano e não tem permanência assegurada para o restante da temporada.
— Agora é sentar para conversar. Vai depender dele. É um ídolo. Está na história do clube. Quando voltei da Bolívia, conversei com ele para saber como estava. Na quinta, eu tive conversa a sós, perguntei como estava, senti que não estava seguro, olhei nos olhos e falei “você vai jogar”. Era importante para a gente contar com ele dentro do vestiário e do campo. Jogou e jogou muito. Pessoas que nascem para vencer. A renovação dele cabe a ele e à diretoria. Importante era dar a volta olímpica hoje (sábado).
Além da renovação de Geromel para a sequência de 2024, o Tricolor deve ir ao mercado para buscar outros reforços. Um dos setores que deve ganhar novos jogadores é a zaga. A direção diagnosticou que precisa de mais zagueiros para as três competições restantes.
— Tem Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil. Os reforços vamos atrás para que a gente possa brigar pelas competições restantes. Precisamos sempre buscar mais e reforçar para continuar pensando grande.
Depois da "ressaca" da conquista do Gauchão, o Grêmio só se reapresenta para os treinamentos na segunda-feira (8). Um dia depois, faz sua estreia na Arena pela Libertadores, contra o Huachipato-CHI, às 19h. O Tricolor precisa se recuperar na competição após a derrota na Bolívia para o The Strongest.