A largada do Grêmio em 2024 tem o título do Gauchão e a sequência de algo que já se tornou tradição no clube: a formação de pontas, os atacantes de lado de campo. Além de Gustavo Nunes, que se firmou como titular da equipe ao longo do Estadual, Nathan Fernandes se estabeleceu como uma alternativa muitas vezes acionada por Renato Portaluppi.
A história de Nathan Fernandes no Gauchão foi interrompida em 6 de fevereiro, diante do Novo Hamburgo. Na sua terceira partida como titular — a segunda seguida —, sofreu uma entorse no tornozelo direito, no segundo tempo, e ficou sem jogar por cerca de duas semanas.
No retorno, o atacante de 19 anos viu as alas gremistas ocupadas por Gustavo Nunes e por Pavon, contratado junto ao Atlético-MG. Entrou no transcorrer de outras cinco partidas, mas não foi mais titular no Estadual — iniciou somente contra o The Strongest, pela Libertadores.
O destino, contudo, reservou ao jovem carioca o melhor momento para brilhar: a final. Nathan Fernandes fez o terceiro gol do Grêmio sobre o Juventude, neste sábado (6), na Arena, no segundo jogo da decisão do Campeonato Gaúcho. Ele só teve o trabalho de completar o passe de Diego Costa, dentro da área.
—Nós, da base, que viemos subindo, temos aproveitado as oportunidades. Isso também abre um caminho para mais moleques da base. Do Diego Costa, não tem o que falar do cara. Jogou na Europa. Enche meu saco, mas por um lado bom. Estou muito feliz com esse título, com esse momento e essa oportunidade — afirmou o atleta logo após a final, ainda no gramado da Arena.
Nathan Fernandes tem contrato com o Grêmio até junho de 2028.