A chegada de Rafael Cabral, em um primeiro momento, não irá mexer no planejamento do técnico Renato Portaluppi para o gol do Grêmio. Conforme apurado por GZH, o argentino Marchesín permanecerá como titular da posição, enquanto o novo reforço disputará a condição de reserva imediato com Caíque.
Contratado devido a sua experiência internacional em um ano de Copa Libertadores, Marchesín goza da confiança de Renato e terá sequência como titular. A comissão técnica avalia que o argentino ainda não atingiu todo o seu potencial, uma vez que veio de outro país e, em virtude de uma ruptura no tendão de aquiles do pé esquerdo, atuou em apenas seis partidas pelo Celta de Vigo-ESP ao longo de todo 2023.
Rafael Cabral, por sua vez, em um primeiro momento, só poderá disputar o Brasileirão, pois já defendeu o Cruzeiro na Copa do Brasil e não está inscrito na fase de grupos da Copa Libertadores. Por isso, a tendência é de que haja um revezamento entre ele e Caíque no banco de reservas.
A negociação para a chegada de Rafael Cabral à Arena envolve ainda a ida de Gabriel Grando para o Cruzeiro. As duas operações foram realizadas por empréstimo até dezembro, com opção de compra estipulada em contrato em ambos os casos.
Conforme apurado por GZH, a negociação agradou ao Grêmio sobretudo pela oportunidade de valorizar um importante ativo do clube. Elogiado internamente, mas sem ambiente com a torcida, Gabriel Grando tem no currículo uma convocação para a Seleção Brasileira principal, o que costuma ser um importante atrativo para propostas do futebol europeu. Porém, o fato de o atleta pouco atuar na Arena e ser apenas o terceiro goleiro inviabilizava o surgimento de ofertas atrativas.
Agora, a expectativa é de que Grando atue regularmente no Cruzeiro e receba uma proposta vantajosa da Europa, o que tornaria a negociação boa para todas as partes. De quebra, o Grêmio recebe Rafael Cabral, que, conforme avaliação interna, tem potencial para ser um reserva mais qualificado que Caíque ou, no mínimo, elevar a competitividade interna entre os goleiros do clube.