O Grêmio será o primeiro grande desafio de Cuca dentro das quatro linhas depois de ter retomado a carreira como treinador no Athletico-PR. Nesta quarta-feira (16), o técnico, que precisou se afastar da profissão por ter o nome envolvido em um caso de estupro, ocorrido na Suíça em 1987, comanda o Furacão na Arena, às 19h, pela segunda rodada do Brasileirão.
Cuca assumiu o Athletico-PR no jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense. Ele chegou para substituir o colombiano Juan Carlos Ozorio. Desde então, tem 100% de aproveitamento. São oito jogos e oito vitórias e o título do Estadual. O próprio treinador reconheceu, em entrevista coletiva, que nunca havia alcançado tal sequência positiva. É a melhor arrancada da carreira.
O clube que chega para enfrentar o Tricolor em Porto Alegre está embalado. Os últimos dois jogos foram goleadas incontestáveis: 6 a 0 sobre o Rayo Zuliano, pela Sul-Americana, e 4 a 0 diante do Cuiabá pela primeira rodada do Brasileirão.
— O time está mais seguro defensivamente. O ambiente está melhor. Os jogadores não entendiam a filosofia do Osório, aquela questão do rodízio, de trocar muito. Tem uma perspectiva boa para a sequência da temporada — avalia Heitor Machado, repórter do ge.globo em Curitiba.
Extracampo
Após o primeiro jogo pelo Furacão, Cuca fez um pronunciamento, no qual admitiu erros na condução da polêmica em torno do seu nome e se colocou à disposição para auxiliar na conscientização sobre o tema da violência contra as mulheres.
— Eu escolhi me recolher durante muito tempo, mas consegui seguir a minha vida, enquanto uma mulher que passa por qualquer tipo de violência não consegue seguir a vida dela sem permanecer machucada, carrega o impacto para sempre. Eu consegui seguir minha vida. O mundo do futebol e o mundo dos homens nunca tinha me cobrado nada, mas o mundo está mudando e eu acho que é para melhor — se manifestou depois vitória contra o Londrina.
De acordo com Machado, o discurso já se tornou um movimento prático.
— Houve, sim, uma primeira atividade, que foi uma palestra, com a antropóloga Paola Lins de Oliveira, especializada em questões de gênero. A palestra foi organizada pelo Cuca e pelo Athletico-PR. Foi no CT do Caju, aqui em Curitiba, para meninos da base e para meninas do time feminino — comenta o jornalista.
O momento de maior pressão na carreira de Cuca talvez tenha ocorrido em 2023. Em 21 de abril, foi anunciado como novo técnico do Corinthians. A chegada ao clube paulista gerou uma repercussão negativa. Cuca foi alvo de protestos de torcedores, que pediam a demissão do treinador. Seis dias após assumir o cargo, comunicou o desligamento:
— O que estou passando, e quero ser bem breve, porque não quero ser vítima de nada, é a pior coisa que um homem pode passar. Quando está em xeque a dignidade dele. Quando invade as redes sociais das filhas e mulher com ameaças e ofensas descabidas.
Relembre o caso
Em janeiro, a Justiça da Suíça anulou o processo que condenou Cuca pelo estupro de uma menor de 18 anos em um hotel de Berna, em 1987, durante uma excursão do Grêmio à Europa. Na época jogador, ele era meio-campista do clube gaúcho.
A anulação não entra no mérito da inocência ou não do acusado, mas levou em consideração o fato de ele ter sido julgado sem representação legal. O advogado indicado pelo Grêmio renunciou ao caso antes do julgamento. A defesa de Alexi Stival, o Cuca, sempre argumentou que há provas de que ele não estuprou a vítima, uma menina de 13 anos.
O julgamento realizado em 1989 havia condenado Cuca e outros dois jogadores do Grêmio a 15 meses de prisão e multa e um quarto envolvido a três meses de detenção e e multa. Ninguém cumpriu pena porque os jogadores não voltaram à Suíça e não há tratado de extradição com o Brasil.
Resultados de Cuca à frente do Athletico-PR
- Athletico-PR 6 x 0 Londrina - Campeonato Paranaense
- Operário 1 x 2 Athletico-PR - Campeonato Paranaense
- Operário 1 x 0 Athletico-PR - Campeonato Paranaense
- Maringá 0 x 1 Athletico-PR - Campeonato Paranaense
- Sportiv Ameliano 1 x 4 Athletico-PR - Copa Sul-Americana
- Athletico-PR 3 x 0 Maringá - Campeonato Paranaense
- Athletico-PR 6 x 0 Rayo Zuliano - Copa Sul-Americana
- Athletico-PR 4 x 0 Cuiabá - Brasileirão