O Huachipato, adversário do Grêmio na fase de grupos da Libertadores, tem uma semelhança com o Pittsburgh Steelers, uma das franquias com mais títulos da NFL — principal liga de futebol americano do mundo. O perfil Futebol do Rapha, do influenciador Raphael Dantas, identificou que os escudos das duas equipes têm elementos parecidos e explicou o motivo.
Tudo começa com a franquia da NFL, que passou a se chamar Steelers nos anos 1960 em homenagem à indústria siderúrgica de Pittsburgh, uma das maiores dos Estados Unidos. Aço em inglês é steel, daí surge o nome Steelers.
No escudo de ambas as equipes há estrelas coloridas, que também têm ligação com a indústria siderúrgica. O símbolo representa o Instituto Americano de Ferro e Aço, e as cores das estrelas significam um dos elementos que forma o aço. A amarela é o carvão, a vermelha o minério de ferro e a azul representa a sucata.
A cidade de Huachipato, do Chile, tem uma grande indústria siderúrgica no país. Por conta disso, o time local também decidiu utilizar o símbolo com as estrelas no seu escudo. Os torcedores do Huachipato são conhecidos como aceros, que na tradução para o português significa aços.
A equipe chilena é a próxima adversária do Grêmio na Libertadores, na terça-feira (9), às 19h, na Arena. Já os Steelers são cotados como um dos prováveis adversários do Philadelphia Eagles para o primeiro jogo oficial da NFL no Brasil, no dia 6 de setembro, na Arena Corinthians, em São Paulo.