O Brasil de Pelotas tem no próximo domingo (10), às 18h30min, na Arena, o maior desafio da temporada: vencer o Grêmio, na Arena, no jogo único das quartas de final do Gauchão. Por ter melhor campanha na primeira fase, o Tricolor joga pelo empate para avançar às semifinais.
Comandante do time com a segunda melhor defesa do campeonato, o técnico Fabiano Daitx reconhece que precisará tirar um "coelho da cartola" para atingir o objetivo. Isto é, não será o bastante apenas manter o sistema que vazou oito vezes em 11 jogos. Será preciso marcar gols. Leia, abaixo, o que o Fabiano Daitx projeta para o confronto contra a equipe de Renato Portaluppi.
Como é possível o Xavante vencer o Grêmio na Arena?
Sem dúvida que é possível. São 90 minutos. Eu, particularmente, gostei muito dessa nova regra (quartas de final com jogo único). Valorizou todos os jogos, tanto da dupla Gre-Nal quanto dos demais times, que permaneceram mobilizados por essa vantagem até o último jogo. Nós, infelizmente, não conseguimos ela. É uma dificuldade muito grande jogar na casa do adversário, um gigante. Eles jogam pelo empate. Mas é evidente que a gente vai acreditando naquilo que podemos fazer. O Brasil, com toda a humildade e respeito que merece o Grêmio e qualquer equipe, pode trazer a classificação.
Quais são as virtudes que o Brasil tem para apresentar ao Grêmio no domingo?
O Brasil teve uma característica muito forte na competição, que todos comentam, que é o setor defensivo. O Brasil tem uma proposta de jogo baseada na organização defensiva. Certamente que a gente vai manter isso. Só que apenas isso não é o suficiente para vencer o Grêmio. A gente precisa, de alguma forma, buscar alternativas de como conseguir isso. É uma equipe jovem que está buscando o seu lugar ao sol. É uma equipe competitiva. A gente precisa tirar alguma coisa da cartola para vencer o jogo e trazer a classificação.
Qual é a meta do Brasil nesse Gauchão?
Quando a gente começou o nosso projeto, tínhamos colocado como meta permanecer, classificar, conseguir a vaga na Série D e buscar a vaga na Copa do Brasil. E, para buscar a vaga na Copa do Brasil, a gente vai ter que passar mais essa fase. Então, nesse sentido, está faltando ainda essa vitória.