A Procuradoria do TJD-RS denunciou nesta quinta-feira (7) todos os jogadores do Grêmio relacionados para a Recopa Gaúcha e o auxiliar-técnico Alexandre Mendes pelo não recebimento das medalhas de vice-campeão da competição. O julgamento ocorrerá no dia 12 de março, às 18h.
O Grêmio, Alexandre Mendes, Caíque, Fabio, Everton Galdino, Nathan Pescador, Bruno Uvini, Mayk, Nathan Fernandes, Ronald, Natã, Gustavo Martins, André Henrique, Thiago Beltrame, Lucas Besozzi, Igor Serrote, Lian, Jardiel, Hiago, Viery, Rubens, Araújo, Bruno Cheron, Wesley Costa e Athos foram denunciados com base no artigo 191, III do CBJD.
O artigo cita "deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento do regulamento, geral ou especial, da competição". Em caso de condenação, o CBDJ prevê o pagamento de multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
Após a derrota para o São Luiz, a delegação gremista permaneceu no vestiário e não retornou ao gramado para a cerimônia de premiação. A decisão rendeu fortes críticas por parte do presidente da FGF, Luciano Hocsmann.
— Constrangido e entristecido. É uma falta de respeito com o torcedor gremista que veio aqui. No ano passado, o São Luiz fez fila para receber a medalha de vice. O Grêmio deveria ter tido outro tipo de postura. A direção depois vai poder falar sobre essa falta de educação e de fair play esportivo — disse o dirigente.
O auxiliar-técnico Alexandre Mendes, em entrevista após a partida, explicou a posição do Tricolor como uma opção de "evitar alguma situação que poderia acontecer" por conta da briga entre Gustavo Martins e um jogador do São Luiz.