Apesar da folga para o elenco gremista nos últimos dias, o CT Luiz Carvalho não está completamente fechado. Além do expediente dos funcionários, cinco jogadores — Soteldo, Cuiabano, Reinaldo, Carballo e Mila — aproveitaram o período para dar sequência aos trabalhos de recuperação. GZH detalha parte da rotina desses atletas.
O quinteto é supervisionado pelos fisioterapeutas do Tricolor. Cada um está num estágio distinto atualmente em virtude das particularidades dos problemas. Basicamente, as atividades são realizadas no turno da manhã.
Os mais próximos de liberações são Soteldo e Cuiabano — ambos tiveram lesões musculares. A dupla aos poucos começa a realizar a transição para o campo. O lateral-esquerdo, inclusive, deverá passar por uma reavaliação nos próximos dias para receber uma sequência de treinamentos técnicos antes de ser relacionado.
O ala, pelo histórico recente de lesões, tende a participar de cerca de 10 sessões até jogar mais uma vez. Mayk, por enquanto, seguirá como dono da posição.
Já o venezuelano recupera-se de grave lesão muscular. O retorno poderá ocorrer entre o final deste mês e o começo de abril, justamente na semana que poderá ter as finais do Gauchão, em caso de avanço contra o Caxias, e a estreia na Libertadores, diante do The Strongest, em La Paz.
Já Reinaldo, Carballo e Mila têm atividades mais restritivas, com uma carga inferior. O uruguaio trata um quadro de pubalgia há meses e segue sem perspectiva de aproveitamento. Mila ainda precisa de alguns meses para estar apto após lesão ligamentar no joelho direito, sofrida no começo de outubro. Reinaldo teve diagnosticado um problema ligamentar no joelho direito. Segundo o presidente gremista, o atleta não deverá passar por procedimento cirúrgico:
— Até onde eu soube, não é caso de cirurgia, mas é uma recuperação um pouco mais longa, para que ele possa volta bem, sem nenhuma reincidência da lesão — disse no Paraguai.
O trio ainda não tem previsão estimada sequer internamente para reforçar o time de Renato Portaluppi. Eles devem seguir tratamento ainda por algumas semanas.