O departamento médico do Grêmio adotou uma estratégia para contar com o retorno do lateral Reinaldo o mais rápido possível. Com lesão em dois ligamentos do joelho direito, o defensor fará um tratamento conservador. Na hipótese mais otimista, o atleta ficará afastado dos gramados por cerca de dois meses. Porém, no pior dos cenários, não está descartada a possibilidade de cirurgia.
Segundo o clube, Reinaldo sofreu um trauma na partida contra o Guarany, no último sábado (2) e teve diagnosticado estiramento no ligamento cruzado anterior e ruptura parcial do ligamento colateral-lateral do joelho direito. O jogador fará sessões diárias de fisioterapia e será reavaliado entre três e quatro semanas, quando houver redução de edema na região lesionada.
O Grêmio não divulgou oficialmente uma estimativa de tempo de parada. Porém, conforme apurado por GZH, a opção pelo tratamento conservador ocorreu pelas boas possibilidades existentes de recuperação neste tipo de lesão apenas com fisioterapia. Nesta hipótese, o jogador poderia retornar aos gramados no início de maio, a tempo dos jogos finais da fase de grupos da Copa Libertadores.
Contudo, não está descartada a possibilidade de o atleta ser submetido a cirurgia, caso a recuperação não avance conforme o planejado.
Desta forma, se, ao final de maio, os médicos do Tricolor constatarem que a reconstituição dos ligamentos não está ocorrendo de forma satisfatória, o defensor pode ser submetido a um tratamento cirúrgico, retornando aos gramados apenas mais perto do final do ano.
Por enquanto, contra o Brasil-Pel, pelas quartas de final do Gauchão, o técnico Renato Portaluppi promoverá a entrada de Mayk, contratado recentemente do Guarani. Porém, a partir das semifinais, existe a possibilidade de o garoto Cuiabano ser liberado pelo departamento médico e brigar pela posição com o reforço.
Em um primeiro momento, a direção descarta a possibilidade de contratar um novo lateral-esquerdo, ao menos que surja um negócio de ocasião até o fechamento da janela, nesta quinta (7). Caso contrário, um eventual reforço para o flanco pode chegar apenas na janela de julho.
Confira a nota divulgada pelo Grêmio sobre a lesão de Reinaldo:
"O Departamento de Ciência, Saúde e Performance do Grêmio informa que o lateral-esquerdo Reinaldo teve diagnosticado estiramento do ligamento cruzado anterior e ruptura parcial do ligamento colateral-lateral do joelho direito, causados por trauma no jogo do último sábado, pelo Campeonato Gaúcho.
Reinaldo foi avaliado pelo corpo médico do Clube, que optou pelo tratamento fisioterápico.
Com a redução do edema, o lateral será reavaliado para definição das próximas etapas da recuperação".