A negociação entre Grêmio e Flamengo pelo zagueiro Da Mata enfim teve um desfecho. Após mais de um mês de conversas, nesta quarta-feira (21) o jogador de 17 anos publicou um texto se despedindo do Tricolor. Ele assinou com os cariocas um contrato até 2027.
"Fim de um ciclo. Obrigado, Grêmio, por esses 5 anos. Só tenho a agradecer a instituição, torcida, funcionários e amigos que fiz nesse tempo. Cheguei com 13 anos, ainda muito jovem, e saio com 17, formado para os desafios que virão pela frente. Sou muito grato por tudo que vivi aqui, independentemente de qualquer situação. Tudo serve para evoluirmos. Grêmio, és puro sentimento", disse Da Mata no Instagram.
O Flamengo levaria Da Mata sem custos e ficaria com 25% dos direitos econômicos do zagueiro. No entanto, a demora no desfecho é explicada por uma tentativa do Grêmio em mudar o negócio.
O acordo inicial poderia render lucro ao Grêmio em duas cláusulas, conforme o colunista Eduardo Gabardo. A primeira prevê a venda de mais 25% dos direitos por 400 mil euros. A segunda cláusula dá a possibilidade de o Flamengo posteriormente adquirir mais 25% por 600 mil euros, podendo chegar ao valor total de 1 milhão de euros.
Da Mata foi titular da seleção brasileira sub-17 no Mundial da categoria, em novembro do ano passado, e também na conquista do Sul-Americano, em abril. Contudo, perdeu espaço no Grêmio e não fez parte do grupo sub-20 que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior.