O primeiro clássico de 2024 acabou com a vitória do Inter no Gre-Nal 441. Na noite deste domingo (25), o Grêmio ficou na frente em duas oportunidades, mas sofreu a virada já nos minutos finais da partida no Beira-Rio. Alan Patrick, de pênalti, determinou a vitória que Mauricio e Alario haviam aberto (Renê contra e Villasanti marcaram para os tricolores).
O resultado impede que o Tricolor acabe a fase classificatória do Gauchão na primeira posição. A equipe de Renato Portaluppi está a cinco pontos do Colorado, que já assegurou a liderança. O treinador gremista optou por começar com quatro volantes (Villasanti, Du Queiroz, Dodi e Pepê) e explicou a opção por um esquema mais defensivo.
— Eu sou treinador, tenho que treinar minha equipe e colocar em campo aquilo que acho melhor, dependendo do jogo. Vocês criticavam o time porque dava muito espaço no meio de campo. Procurei tirar os espaços do Inter. Perdemos por alguns detalhes, e quanto a derrota, ela faz parte, não influencia nada no restante do ano. Ninguém gosta de perder, mas ainda tem muito campeonato pela frente. Vida que segue. Trabalho que segue — ressaltou.
A surpresa ficou por conta do argentino Pavon começar a partida no banco de reservas. O camisa 21 fez um gol e deu duas assistências em sua estreia (vitória por 6 a 2 contra o Santa Cruz). A expectativa era que ele começasse o clássico deste domingo.
— Pavon estava sem ritmo de jogo, segurei para o segundo tempo. Ele tem muita qualidade. Usei esquema diferente porque não tenho jogador para o lado direito 100%. Meu grupo é muito bom, muita gente vai achar que não, vão achar que o grupo deles é melhor. Estou muito satisfeito com meu grupo. Inter foi melhor, reconheço a superioridade do adversário.
O Tricolor volta a campo pelo Estadual no sábado (2), às 16h30min, contra o Guarany-Ba. Antes, a equipe de Renato Portaluppi enfrentará o São Luiz pela Recopa Gaúcha.