Reforços. É só no que pensa a torcida do Grêmio neste início de temporada. Na noite desta terça-feira (9), o presidente do Tricolor, Alberto Guerra, concedeu entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha e respondeu dúvidas sobre a chegada de novos atletas aos elenco gremista.
Um novo goleiro será anunciado nas próximas horas. Apesar de ainda não ser confirmado oficialmente, o nome a ser confirmado deve ser de Marchesín, do Celta de Vigo. Guerra admitiu que representantes do jogador procuraram o Grêmio e que ele demonstrou interesse em atuar no clube gaúcho.
— O nosso scout (setor de análise de desempenho) nos brifou que muitas vezes ele esteve no topo da nossa lista — afirmou o presidente sobre o jogador.
O dirigente disse que a diferença entre Marchesín e o ex-goleiro gremista Marcelo Grohe está na procura do argentino pelo Grêmio. Guerra chancelou a fala de Antônio Brum ao afirmar que o clube buscou os agentes de Grohe em três oportunidades, mas não houve tratativas.
— E agora quando começou a se noticiar uma possível rescisão, que não aconteceu, a gente já está avançado com outro goleiro. Isso é bastante comum no futebol, o time não estar certo. Eu trabalhei com o Marcelo nas três passagens pelo futebol. É um excelente jogador. A gente tentou, não foi no time certo. Por isso, já estamos bastante avançados com outro goleiro — acrescentou.
Centroavante
Outro jogador no qual o Grêmio investiu em sondagens foi o camaronês Aboubakar. Porém, a negociação é vista como difícil diante do interesse dos representantes do atleta de colocá-lo na Premier League no futuro.
— Ele jogou no Porto, fala português, seria uma adaptação mais fácil, mas há toda uma dificuldade, é um atleta que sonha jogar Premier League. Os empresários dele têm esse projeto de levar (ele), depois da Copa das Nações, para lá. É normal para um atleta desse nível — comentou.
Apesar de não ter avançado com Aboubakar, Guerra não descarta a contratação. O clube segue em busca de um centroavante, e o presidente acredita que um nome pode ser anunciado em janeiro ou ainda nos primeiros meses do ano.
— Eu gostaria e vejo uma possibilidade dentro de janeiro. Esse tipo de pressão só encarece o jogador e dificulta a preparação. A gente quer anunciar o jogador o mais rápido possível. Não acho que seja só para o segundo semestre, meio do ano. Lembrando que a janela fecha em março — projetou.
Questionado sobre o interesse do Grêmio no meia-atacante David Terans, do Pachuca e ex-jogador do Athletico-PR, Guerra lembrou que a contratação prioritária para o time no momento é a de um centroavante e que a direção não busca Terans, por enquanto.
As dificuldades encontradas na busca pelo atacante de área se materializaram na contratação não contratação de Funes Mori. O atacante argentino naturalizado mexicano chegou a demostrar interesse na transferência para o Grêmio, segundo Guerra. No entanto, outros fatores podem ter influenciado na decisão de permaneceram no México, como a adaptação da família e uma proposta financeira mais vantajosa.
— Nós estamos falando de um centroavante que é o maior ídolo da história do Monterrey, de Copa do Mundo, naturalizado mexicano. Na medida que a negociação se estendeu com o Grêmio, talvez tenha surgido alguma proposta que o tenha encantado mais. Era um atleta que já estava numa fase até avançada dos contatos, mas que tomou essa decisão de permanecer no México — explicou.
Promessa
Sobre a pressão por apresentar nomes, Alberto Guerra falou que entende o torcedor gremista. A respeito da comparação com o Inter, analisou que é preciso verificar a questão com frieza diante da temporada distintas que os rivais tiveram em 2023.
— Eu, talvez, no lugar do Inter fizesse a mesma coisa — argumentou.
O presidente complementou a fala ao torcedor e prometeu que o time "vai ficar mais competitivo" em 2024. Ele reconheceu a necessidade de contratação, até por questão de quantidade no elenco.