Nas duas primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho, o técnico Renato Portaluppi optou por usar o mesmo sistema tático no Grêmio, o 4-2-3-1. Isso ocorre depois de em 2023 o treinador ter se destacado por constantes mudanças de esquemas ao longo da temporada. GZH mostra como o Tricolor funcionou taticamente nos primeiros jogos.
Na estreia diante do Caxias, com derrota para 2 a 1, Renato já mostrou sua principal ideia para o Gauchão. Montado no 4-2-3-1, o Grêmio teve uma linha de defesa formada por João Pedro, Gustavo Martins, Rodrigo Ely e Reinaldo. Pepê e Villasanti formaram dupla de volantes. Atrás do centroavante JP Galvão, a linha de três contou com Galdino (direita), Cristaldo (centro) e Soteldo (esquerda).
No intervalo do jogo, Nathan Fernandes entrou no lugar de Galdino para ocupar o lado direito. Após o empate do Caxias, Nathan entrou na vaga de Cristaldo para ser o meia central. Depois, Dodi entrou na vaga de Pepê para ser o volante ao lado de Villasanti e Besozzi substituiu JP Galvão, o que fez o garoto Nathan Fernandes virar o centroavante. A estrutura em 4-2-3-1 foi mantida.
Como o Grêmio iniciou o Gauchão
Goleada sobre o São José
Para encarar o São José na Arena, Renato promoveu mudanças no sistema defensivo. Geromel e Kannemann formaram a zaga, Fábio ganhou chance na lateral e Marchesín estreou no gol. O 4-2-3-1 foi mantido, mas com algumas variações no meio-campo.
Como o São José se posicionava com uma linha de cinco defensores e tinha dois volantes na linha de quatro do meio-campo no seu 5-4-1, em alguns momentos os volantes encontravam liberdade para sair jogando. Renato, então, liberava Pepê para adiantar para o lado de Cristaldo e pressionar os volantes adversários. A estratégia foi determinante para o Tricolor controlar o rival e abrir naturalmente 2 a 0 no placar no primeiro tempo.
Entrada de Dodi
Já com placar em 3 a 0, Renato fez as trocas no Grêmio. Uma delas foi a entrada de Dodi no lugar de Soteldo em um momento que Cristaldo já não estava em campo. Com Dodi, Villasanti e Pepê, o Tricolor passou a ter três volantes e uma nova formação no meio. Dodi foi o primeiro volante com Villasanti e Pepê atuando adiantados em um 4-1-4-1.
Para enfrentar o Brasil de Pelotas, Renato deverá poupar titulares. Jogadores que atuaram nas duas partidas, casos de Cristaldo, Soteldo, Villasanti e Pepê, podem ser preservados. Isso abre possibilidade para novas mudanças táticas para o treinador.
Grêmio e Brasil de Pelotas se enfrentam neste domingo (28), às 16h, no Bento Freitas. O Tricolor soma três pontos no Estadual, já o Xavante tem dois.