No dia de sua despedida da Arena, Suárez mostrou que a torcida gremista tem motivo para já começar a sentir saudade. Em jogo no qual o Vasco mostrou consistência defensiva, o uruguaio fez um golaço para garantir a vitória de 1 a 0, que coloca o Grêmio no G-4 a uma rodada do término do Brasileirão.
Com a vitória, o time gaúcho chegou a 65 pontos e superou o Botafogo, que empatou com o Cruzeiro, no Rio de Janeiro. Na última rodada, uma vitória simples diante do Fluminense, no Maracanã, garantirá o Tricolor direto na fase de grupos da Libertadores de 2024.
Na despedida de Suárez, Renato promoveu mudanças nos três setores do time em relação ao jogo com o Goiás. Rodrigo Ely entrou na zaga por desgaste de Kannemann, Pepê ganhou a vaga de Carballo no meio e Ferreira foi a opção no ataque com Galdino indo para o banco. No Vasco, o experiente Ramón Díaz montou a equipe com três zagueiros em busca de consistência defensiva diante do segundo melhor ataque do Brasileirão.
O clima na Arena foi de festa desde a entrada dos times em campo para a despedida do ídolo Suárez. Com bola rolando, o uruguaio se mexeu bastante, procurou espaços, finalizou, deu uma linda caneta em Léo, mas prevaleceu na maior parte da primeira etapa a estratégia de Ramón Diáz.
Postado muitas vezes com uma linha de cinco na defesa, o Vasco permitia ao Grêmio trocar passes até a intermediária e fechava bem os espaços perto de sua área. Aos 7, Suárez quase resolveu sozinho ao passar por Léo com um lindo toque entre as pernas do defensor, mas o chute bateu na rede pelo lado de fora.
Suárez mostrou como é ser gigante dentro e fora de campo
CONFIRA NA COLUNA
Bem postado defensivamente, o Vasco encontrava espaços para atacar pela esquerda. Por ali, Gabriel Pec e Piton deram trabalho a Fabio, que precisou sair aos 27 por lesão. O zagueiro Gustavo Martins entrou na lateral, mas também teve dificuldades defensivas.
Um gênio do gol passou por aqui
CONFIRA NA COLUNA
Funcionou o bem o miolo da zaga — Bruno Alves e Rodrigo Ely levaram a melhor sobre o perigoso Vegetti. Ely até apareceu no ataque para aproveitar uma falta batida de forma cavada por Suárez ao 34. A torcida chegou a comemorar o gol. O VAR, porém, apareceu para marcar o impedimento do camisa 5. Já nos acréscimos, Suárez recebeu na entrada da área e chutou firme para defesa de Léo Jardim na última chance gremista na primeira etapa.
Suárez decide no segundo tempo
Se nos primeiros 45 minutos o Vasco conseguiu parar Suárez, o uruguaio precisou de apenas 30 segundos na volta do intervalo para balançar as redes. O lance teve uma linda arrancada de Nathan Fernandes, que recebeu próximo à linha do meio-campo e arrancou até a entrada da área, onde passou para Suárez. Ali, o camisa 9 nem precisou dominar, bateu de primeira, de chapa, sem chances para Léo Jardim: Grêmio 1 a 0.
Grêmio dá números finais à sua campanha na Arena em 2023
CONFIRA NA COLUNA
Em desvantagem, o Vasco precisou adotar uma postura mais ofensiva. A aposta carioca foi em cruzamento para Vegetti. O argentino teve duas chances, aos 4 e aos 8, mas em ambas mandou para fora. O Tricolor quase marcou o segundo com Nathan Fernandes em chute que Léo Jardim defendeu no meio do gol.
Ramón Díaz mexeu pela primeira vez aos 15 com o francês Payet entrando no lugar de Paulinho. Jair também foi novidade na vaga de Zé Gabriel. O Vasco seguiu insistindo nos cruzamentos, mas a defesa gremista levava a melhor na maior parte das tentativas. Quando passava pela zaga, Caíque aparecia bem. O novo titular do gol gremista mostrou segurança nas ações e chegou a ter o nome gritado pela torcida.
Renato mexeu no Grêmio aos 23, com duas trocas. Nathan Pescador e André Henrique entraram nos lugares de Cristaldo e Nathan Fernandes, um dos destaques da partida.
Aos 28, a Arena quase gritou gol novamente. E foram duas chances no mesmo lance. Ferreira fez uma bela jogada e chutou para defesa parcial de Léo Jardim. Suárez pegou o rebote e bateu de primeira para nova defesa do goleiro do Vasco.
Com casa cheia na despedida de Suárez, Grêmio não deu chance para o azar
CONFIRA NA COLUNA
Renato ainda fez as últimas trocas para ganhar fôlego novo no meio-campo com Ronald e Cuiabano nos lugares de Pepê e Ferreira. Nos acréscimos, Caíque fez linda defesa para garantir o 1 a 0 garantido pelo golaço de Suárez.
Um gol para ficar na memória e antecipar a saudade do torcedor gremista do Pistolero.
Brasileirão — 37ª rodada — 3/12/2023
GRÊMIO (1)
Caíque; Fabio (Gustavo Martins, 27’/2ºT), Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Ronald,34’/2ºT) ; Nathan Fernandes (André Henrique, 24’/2ºT), Cristaldo (Nathan Pescador, 24’/2ºT) e Ferreira (Cuiabano, 34’/2ºT); Suárez. Técnico: Renato Portaluppi
VASCO (0)
Léo Jardim; Robson Bambu (Praxedes, 30’/2ºT), Maicon, Léo; Puma Rodríguez, Paulinho (Payet, 15’/2ºT), Zé Gabriel (Jair, 15’/2ºT), Marlon Gomes (Serginho, 43’/2ºT), Lucas Piton; Gabriel Pec (Rossi, 30’/2ºT) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz
GOLS: Suárez (G), aos 30 segundos do 2º tempo;
CARTÕES AMARELOS: Bruno Alves, Gustavo Martins, Nathan Pescador (G); Marlon (V);
ARBITRAGEM: Ramon Abatti Abel (SC), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Thiaggo Americano Labes (PR). VAR: Wagner Reway (PR);
PÚBLICO: 50.481;
RENDA: R$ 3.742.522,00;
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Próximo jogo
Quarta-feira, 6/12 - 21h30min
Fluminense x Grêmio
Maracanã - Brasileirão (38ª rodada)