Antes de Luis Suárez oficialmente se despedir do Grêmio naquela que deve ter sido, provavelmente, a sua última entrevista coletiva com a camisa tricolor, uma cena roubou os holofotes no auditório da Arena. E não poderia ter vindo de outra pessoa que não Renato Portaluppi.
Depois do presidente Alberto Guerra e do vice de futebol Antonio Brum falarem, o treinador fez sua homenagem ao centroavante uruguaio. Em clima de brincadeira, acabou sua fala entregando um DVD com os seus gols para o atual camisa 9 do Tricolor — já tradicional entre Renato e seus comandados.
— Eu tive o prazer muito grande de ter trabalhado com ele. É um profissional exemplar. Aprendi muitas coisas. Eu sei que vai fazer muita falta, mas a vida é assim mesmo. Ele nos deu um ano de muitas alegrias, desejo muita sorte. Eu tive o prazer de ver ele jogar na Europa, de jogar aqui. Se tiver uma folga, pode assistir o meu DVD — disse o treinador, arrancando risadas de todos os presentes.
Renato riu. Suárez riu. O clima não poderia ser melhor. As risadas continuaram praticamente por toda a entrevista coletiva do centroavante uruguaio. E a brincadeira foi devolvida pelo artilheiro gremista.
Quando questionado sobre o que deixaria de lição para os jogadores mais jovens do elenco gremista, ele respondeu:
— Que Renato mostre o meu DVD deste ano.
O gol contra o Vasco neste domingo (3), inclusive, deve estar entre os lances que vão compor o filme de Luis Suárez nesta temporada. Uma das 27 vezes em que o uruguaio balançou as redes com a camisa do Grêmio — pelo menos até agora.
Com a vitória, o time gaúcho chegou a 65 pontos e superou o Botafogo, que empatou com o Cruzeiro, no Rio de Janeiro. Na última rodada, uma vitória simples diante do Fluminense, no Maracanã, garantirá o Tricolor direto na fase de grupos da Libertadores de 2024.
— Já esperava que ia ser um jogo muito difícil pela situação que o Vasco se encontrava na tabela. Mas falei com o meu grupo durante a semana que a parte psicológica deles era importante de aproveitar. Tínhamos que fazer o nosso dever de casa e conquistar o objetivo que era entrar no G-4 — analisou Renato em um vídeo divulgado nas redes sociais do clube.