A espera pelo sim de Renato Portaluppi não paralisou o Grêmio no mercado. Mesmo que a colaboração do técnico seja considerada fundamental para a montagem do grupo de 2024, a direção trabalha na avaliação dos nomes que serão buscados para a próxima temporada. Uma rotina que se mantém mesmo com todo o restante da estrutura do clube em férias. Dezenas de ligações, acompanhamentos e análises em vídeo são feitas atrás de negócios vantajosos para agregar qualidade a um time que terá a Libertadores como principal objetivo.
Após 19 atletas serem buscados ao longo de 2023, a intenção da direção é dar o próximo passo após reformular o grupo de jogadores que voltou da Série B. A ideia é reforçar a equipe com até seis caras novas. Uma missão que, por vezes, esbarra na situação financeira do clube. Esse, inclusive, é um dos itens discutidos com Renato e seu representante nas negociações para sua renovação.
– Tem que ver direito o ano que vem se quisermos disputar títulos. Entendemos a situação do clube, não tem dinheiro para investir. Mas aí tem que parar e pensar onde o clube quer chegar. É muito fácil montar um grupo barato e todo mundo querer que o Grêmio seja campeão. Aí nem se trouxer o Guardiola ele vai dar jeito. Na hora do vamos ver, a qualidade faz a diferença – comentou Renato após o último jogo do Brasileirão.
As duas principais carências diagnosticadas no elenco atual são: um goleiro e um centroavante. Por isso, o clube busca um camisa 1 experiente e firmado para assumir a titularidade e um atacante capaz de substituir Luis Suárez. Esses dois reforços devem consumir a maior parte do orçamento reservado para contratações. Nomes citados para o gol incluem Santos, do Flamengo, e Cássio, do Corinthians, dois jogadores de destaque nas últimas temporadas do futebol brasileiro.
Para o comando do ataque, a lista por quanto teve apenas um nome revelado. Trata-se do argentino naturalizado mexicano Rogelio Funes Mori, do Monterrey. O centroavante de 32 anos fez uma temporada de destaque no México. Marcou 21 gols e deu três assistências em 42 jogos. Números que o colocaram no radar gremista.
Mas também constam na relação de reforços algumas posições que são tratadas com menos urgência. Dois volantes, com características diferentes, estão nesta lista do departamento de futebol. A provável saída de Carballo, que passou a receber sondagens nos últimos dias, abre a necessidade de encontrar um jogador capaz de ditar o ritmo do jogo, algo na mesma linha das características de Pepê. Mas a direção também quer um meio-campista mais marcador. Uma peça que, atualmente, não existe no grupo.
Completando a série de desejos do departamento de futebol estão um atacante de lado e um lateral-esquerdo. O ponta deve ter caminho mais fácil para o time titular, mas Nathan Fernandes agradou e deve seguir recebendo oportunidades. O nome de Júnior Santos, do Botafogo, é uma das opções avaliadas para a posição. Além de jogar pelo lado direito, o atacante de 28 anos também pode ser utilizado na esquerda. Já o lateral viria para disputar com Reinaldo um lugar na equipe.