O 2 a 1 contra o Coritiba fez o Grêmio chegar à terceira vitória consecutiva no Brasileirão — antes, venceu o Flamengo e o América-MG. O resultado conquistado no Couto Pereira alçou o Tricolor à terceira posição, com 53 pontos, a sete do Botafogo, atual líder do campeonato, que tem uma partida a menos.
Depois de quatro jogos sem vencer (três derrotas e um empate), o time de Renato Portalupppi se recuperou com o 100% de aproveitamento nas últimas três partidas. De bom humor, cutucou o Inter após o resultado positivo em Curitiba.
— Foi uma vitória da entrega, de novo. Lógico que temos qualidade, mas não adianta só isso, a entrega é fundamental. Crescemos bastante de produção. Nos últimos três jogos, achavam que era obrigação ganhar, mas nossa obrigação é correr e nos entregar. Fizemos nosso papel e fizemos seis pontos contra os dois últimos, tem gente que ganhou um — disparou.
Mesmo com a distância para a equipe carioca, o treinador disse que o Grêmio segue atrás do título brasileiro — a última conquista foi em 1996, quando venceu a Portuguesa na decisão. Ainda que admita a dificuldade, afirmou que o Tricolor precisa primeiro fazer sua parte antes de pensar no tricampeonato brasileiro.
— Enquanto houver chances, temos sim. É difícil. Botafogo está vencendo um dos grandes rivais (Palmeiras) e tem uma grande gordura. Primeiro, temos que fazer a nossa parte. Vamos continuar trabalhando. Hoje, é o vice-líder. Nosso objetivo principal é o G-4 para colocar o clube na Libertadores — continuou.
Como vem fazendo durante todo o Brasileirão, trocou o esquema mais uma vez. Para o confronto no Couto Pereira, na capital paranaense, o treinador optou pela volta dos três zagueiros, com os retornos de Geromel e Kannemann, que cumpriu suspensão contra o América-MG.
— Não importa o esquema, importa é que fomos atrás da vitória. Com três zagueiros, jogamos mais ofensivamente. Acho que vocês tão observando errado os nossos jogos. Galdino e Cristaldo estavam jogando um na meia direita e outro na meia esquerda. Atacamos sempre com o Villasanti e com o Pepê. São poucos que atacam com sete, a prova está aí.
Na próxima rodada, o Grêmio vai enfrentar o Bahia, na Arena. A partida ocorre no sábado (4), às 19h30min.