A categoria sub-15 do Grêmio conquistou o título do Sul-Brasileiro Sub-15, na manhã desta terça-feira (28), após vencer o Athletico-PR por 2 a 1, no CT Hélio Dourado. Com 100% de aproveitamento em nove partidas, o Tricolor marcou 42 gols e sofreu apenas três na competição.
Com o time todo em destaque pela ótima campanha, há aqueles que despontam. Gabriel Mec, de 15 anos, é o grande nome desta geração gremista. O atleta chama a atenção pela qualidade com a bola no pé há algum tempo.
Durante a final do torneio, na metade do primeiro tempo, a principal joia do clube deu um corte seco no zagueiro, pelo lado direito do campo de ataque, e cruzou na segunda trave para Ryan abrir o placar da partida. Depois de sofrer o empate, o Grêmio voltou a marcar com Izaac Lobato, que garantiu a vitória e o título.
Veja quatro destaques da campanha do Grêmio
A geração 2008 do Tricolor é considerada internamente como uma das melhores do clube no momento atual, liderada por Mec, que compõe um elenco com outros nomes promissores.
Gabriel Mec
Depois de ser campeão e eleito o melhor jogador do Efipan pela categoria sub-14, Gabriel Mec subiu para o sub-15 e já disputou o Sul-Brasileiro, a qual também conquistou o título sendo o principal jogador da equipe.
Mec teve algumas lesões que deixam o clube com um pé atrás de já colocá-lo para jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2024. A ideia inicial era proporcionar alguns minutos ao atleta na competição. Sendo assim, o foco estará nas competições sub-17, casos do Brasileirão e da Copa do Brasil.
Roger
Roger é ponta-direita e utiliza bem seus recursos, voltando para marcar e atacando a área adversária. Com 15 anos, o jogador chegou a subir para a categoria sub-17, em um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da categoria.
Em junho, foi convocado para a Seleção Brasileira sub-15 e surge como um nome promissor tanto do Grêmio, quanto para o futebol nacional.
Tiago (Tiaguinho)
Com 15 anos, Tiago é volante do sub-15 do Grêmio e, apesar da posição, aparece muito no ataque tricolor. Em um lance na decisão contra o Athletico-PR, por exemplo, Roger lançou para Gabriel Mec, que dominou e conduziu a bola por dentro, procurando Tiaguinho na esquerda da grande área adversária. Além das aparições lá na frente, o jogador é seguro defensivamente.
Em junho, Tiago foi convocado para a Seleção sub-15 pela primeira vez em sua carreira nas categorias de base.
Danillo
A safra de volantes do Grêmio nascidos em 2008 é bastante promissora. Além de Tiago, há Danillo, também de 15 anos de idade. O jogador é a segurança defensiva da cabeça de área tricolor.
Danillo é mais um nome da base gremista que foi convocado para a Seleção em 2023.