Mesmo com a disputa dos últimos jogos do Brasileirão, o Grêmio trabalha no planejamento do elenco para 2024. A próxima temporada deverá ter a Libertadores no horizonte gremista, restando saber se na fase de grupos ou nas etapas preliminares. A tendência é de que o clube tenha a saída de dois jogadores estrangeiros: Suárez e Iturbe. Desta forma, a busca por reforços de fora do país será viabilizada, já que nas competições nacionais há limitação de apenas sete gringos por partida.
Atualmente, o plantel gremista conta, justamente, com sete jogadores estrangeiros: Kannemann, Villasanti, Carballo, Cristaldo, Besozzi, Iturbe e Suárez. O zagueiro argentino prorrogou o vínculo por mais dois anos, o paraguaio está em tratativas para assinar um novo contrato, o jovem ponta argentino está cedido até o final de junho e os outros possuem vínculos mais longos com o Tricolor.
Apesar do sonho da permanência de Suárez, algo tratado como muito improvável internamente, o centroavante deverá trocar Porto Alegre por Miami. Já Iturbe, que se recuperou de lesão muscular nas últimas semanas, não deverá ter o contrato estendido. Há interesse de equipes do México e de outros países da América do Sul na contratação do atacante.
Sendo assim, o Grêmio poderá buscar mais reforços estrangeiros. Embora nos torneios organizados pela Conmebol, como é o caso da Libertadores, não haja o limite de estrangeiros na equipe, nas competições da CBF, como o Brasileirão e a Copa do Brasil, somente sete podem jogar.
O clube busca reforços para, pelo menos, cinco posições: um lateral-esquerdo, um primeiro volante, um meia e dois atacantes. O foco principal está em uma reposição de alto nível a Suárez, para que seja o novo centroavante titular da equipe.
Outros setores da equipe também poderão receber reforços, como um goleiro experiente e até mesmo um zagueiro. Contudo, as conversas devem avançar somente após o término do Brasileirão, pelo foco na briga pelo título da competição.