O Grêmio entrou no gramado da Arena do Galo com chance até de assumir a liderança do Brasileirão, mas acabou goleado pelo Atlético-MG e vai terminar a 35ª rodada fora do G-4. O Tricolor foi superado na tabela exatamente pelo Galo, que venceu por 3 a 0. Guilherme Arana, Zaracho e Hulk balançaram as redes diante de uma desorganizada defesa gremista.
Agora, o Grêmio terá dois compromissos na Arena contra equipes que lutam contra o rebaixamento para confirmar a classificação para a Libertadores do próximo ano e ainda manter alguma esperança de título. Na quinta (30), o Tricolor recebe o Goiás. Depois, o adversário será o Vasco no domingo, 3 de dezembro.
Com o desfalque de Vilassanti, o principal meio-campista na temporada, Renato Portaluppi optou por voltar a escalar o Grêmio com três zagueiros. Assim, Gustavo Martins e Bruno Uvini acompanharam Kannemann na defesa.
No meio, o garoto Ronald foi o escolhido para formar dupla de volantes com Carballo, com Fábio e Reinaldo como alas. Cristaldo e Galdino acompanharam Suárez no setor ofensivo. No Atlético-MG, a novidade foi a escalação de Edenilson como titular.
O início de partida pareceu promissor para o Grêmio com duas finalizações, uma de Suárez e outra de Reinaldo. O Atlético, no entanto, logo foi impondo seu jogo. A formação com três zagueiros não deu ao Tricolor a solidez esperada. Com movimentações dos meias Zaracho e Igor Gomes e avanços dos laterais Saravia e Guilherme Arana, o time da casa gerava superioridade tanto pela faixa central quanto pelos lados do campo.
Assim, o Galo foi criando chances. Aos 13, após um erro na saída do Grêmio, Paulinho serviu Hulk, que chegou a passar por Gabriel Grando, mas o goleiro gremista se recuperou para fazer a defesa. Dois minutos depois, Edenilson acertou a trave em chute de fora da área. Igor Gomes teve a terceira chance clara de gol dos mineiros logo depois.
A fatura que cobra o Grêmio na reta final do Brasileirão
CONFIRA NA COLUNA
Com tanta superioridade, não demorou para o Atlético-MG chegar ao gol em jogada que começou pela direita e terminou na esquerda. Zaracho cruzou, Kannemann conseguiu o desvio parcial, mas a bola caiu nos pés de Guilherme Arana, que acertou um chute forte para vencer Grando e abrir o placar aos 24 minutos.
Em vantagem, o time de Felipão recuou para ter o contra-ataque. O Grêmio teve mais a bola, mas quase não criou. A chance mais clara veio em falta que Suárez cavou na entrada da área e Reinaldo chutou por cima. Nos minutos finais do primeiro tempo, Hulk e Saravia tiveram chances para ampliar. Grando fez as defesas em ambas situações.
Galo amplia no segundo tempo
Diante da superioridade mineira, Renato apostou em uma equipe mais veloz para o segundo tempo. Ferreira e Nathan Fernandes entraram nos lugares de Cristaldo e Bruno Uvini no intervalo, com o sistema com três zagueiros sendo desmanchado.
E quase deu resultado. Com 1 minuto de segundo tempo, Nathan Fernandes recebeu passe de Galdino, driblou Jemerson e só não marcou por que Mauricio Lemos apareceu para salvar quase em cima da linha quando o goleiro Everson já tinha sido batido.
Nem quando foi rebaixado, o Grêmio levou tanto gol no Brasileirão
CONFIRA NA COLUNA
A postura mais ofensiva do Tricolor, porém, deu espaços e custou caro. Aos 4, o Atlético-MG teve o contra-ataque e foi certeiro. Hulk recebeu na direita e, sem sofrer pressão de Reinaldo, encontrou passe para Zaracho, que bateu na saída de Grando e fez 2 a 0.
O Grêmio até gerou perigo novamente com Nathan Fernandes, mas não demorou para vir o terceiro dos mineiros. De novo a jogada veio pelo setor esquerdo da defesa gremista, com Paulinho, que tocou para Hulk (a bola ainda desviu em Reinaldo) fazer o placar virar goleada em Belo Horizonte aos 13 minutos.
O 3 a 0 já não permitia mais ao Grêmio sonhar com virada. Renato ainda mandou Nathan a campo no lugar de Galdino. Depois, ousou sacando o volante Carballo para a entrada do atacante André Henrique, mas o controle da partida seguiu sob comando do Galo. Aos 41, Suárez acertou a trave adversária. Mas nada que mudasse o placar.
Sorte que faltou fome para o Galo buscar uma goleada maior. Ainda assim, a reta final do jogo foi constrangedora com mineiros tocando a bola aos gritos de “Olé” das arquibancadas. O 3 a 0 deixou o Tricolor fora do G-4 e com poucas chances de sonhar com o tri do Brasileirão.
Brasileirão — 35ª rodada — 26/11/2023
Atlético-MG (3)
Everson; Saravia, Jemerson, Maurício Lemos e Guilherme Arana; Otávio (Alan Franco, 20’/2ºT), Edenilson (Patrick 36’/2ºT) , Zaracho e Igor Gomes (Rubens, 9’/2ºT); Hulk e Paulinho Pavón, 36’/2ºT). Técnico: Felipão
Grêmio (0)
Gabriel Grando; Gustavo Martins, Bruno Uvini (Nathan Fernandes) e Kannemann; Fabio, Ronald, Carballo (André Henrique, 30’/2ºT) e Reinaldo; Cristaldo (Ferreira, INT), Galdino (Nathan, 19’/2ºT e Suárez. Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Guilherme Arana (A), aos 24min do 1º tempo; Zaracho (A), aos 4min, Hulk (A) aos 13min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Edenilson, Mauricio Lemos (A); Suárez, Fábio (G)
ARBITRAGEM: Braulio Machado (SC), auxiliado por Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC). VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
PÚBLICO: 39.337 pessoas
RENDA: R$1.842.142,50
LOCAL: Arena do Galo, em Belo Horizonte
Próximo jogo
Quinta-feira, 30/11 - 19h
Grêmio x Goiás
Arena do Grêmio - Brasileirão (36ª rodada)