O Grêmio perdeu uma chance de encurtar a distância para o líder Botafogo no Brasileirão ao ser derrotado pelo Bragantino na última quinta-feira (14) por 2 a 0, em Bragança Paulista. A vantagem do time carioca pode aumentar para 15 pontos no sábado (16), quando a equipe alvinegra enfrenta o Atlético-MG.
A distância para os líderes do campeonato pode ser justificada pela campanha gremista fora dos seus domínios. O Tricolor não vence como visitante no Campeonato Brasileiro desde 1º de julho, quando bateu o Bahia por 2 a 1, na Fonte Nova. O retrospecto na competição é de 10 jogos, três vitórias, um empate e seis derrotas.
— Isso é uma característica do Campeonato Brasileiro que não é só do Grêmio. Então o Bragantino não é diferente, é importante valorizar também as qualidades. É um bom time, está bem armado e é um dos clubes que mais investe no futebol brasileiro atualmente. Agora, se a gente quiser sonhar com coisas altas, vai ter que quebrar essa regra. Vamos ter que fazer vitórias fora para conseguir alcançar os objetivos maiores — disse o presidente Alberto Guerra após um dos atos de comemoração aos 120 anos do clube, nesta sexta (15).
O tropeço em Bragança Paulista, válido pela 23ª rodada, manteve o time em terceiro lugar, podendo perder a posição para o Fluminense no fim da rodada. Agora, o time voltará aos gramados na próxima segunda, contra o Corinthians, também fora de casa — a partida é atrasada da 15ª rodada.
— Importante a gente reunir forças para esse jogo. Estou indo para São Paulo. É importante a gente se mobilizar. Ainda temos muito a disputar nesse campeonato. Costumo dizer que agora é jogo a jogo. Não tem time no Brasil que a gente olhe e diga "olha, não vai dar para ganhar esse jogo". Acho que todos dá para ganhar. É difícil ganhar todos, mas vamos lutar jogo a jogo para tentar chegar o mais longe possível — finalizou Guerra.