A volta da data Fifa não foi como o torcedor do Grêmio esperava. Buscando encostar no Botafogo, atual líder do Brasileirão, o Tricolor foi derrotado pelo Bragantino, em Bragança Paulista, por 2 a 0 e teve uma atuação apática durante os 90 minutos — pouco ameaçando o gol do goleiro Cleiton.
A atuação foi tão abaixo da média daquela que o time de Renato Portaluppi vinha apresentando que o treinador fez uma cobrança pública na coletiva de imprensa após o resultado adverso em São Paulo e garantiu que não vai faltar competitividade no jogo de segunda (18), contra o Corinthians.
— Ah, não vai faltar. (Hoje) Teriam duas trocas com 15 minutos, mas me segurei. O recado está dado. Quem não competir, vai sair. Esperei até o intervalo. Quero ganhar, brigar pelo título. Se não der, quero a Libertadores de forma direta. Ou entra e compete e valoriza a camisa que usa ou a fila vai andar. Não quero saber de salário ou de nome. Quero saber quem vai me ajudar.
Os dois gols saíram ainda no primeiro tempo da partida em duas falhas individuais da defesa gremista. Primeiro, João Pedro marcou contra de forma bisonha. Depois, Gabriel Grando errou ao espalmar para dentro da área. Ainda assim, Renato não descartou a busca pelo título Brasileiro — a vantagem do Botafogo pode aumentar para 15 pontos no sábado (16), quando o time carioca enfrenta o Atlético-MG.
— Enquanto houver chances tem que acreditar, é difícil, mas não impossível. Vamos correr atrás, mas não podemos ficar desperdiçando oportunidades, como o jogo de hoje — disse o treinador gremista, que continuou:
— Eles foram superiores o jogo todo, competiram todo tempo, entramos achando que íamos ganhar a hora que quiséssemos. A qualidade aparece, mas competir tem que ser toda hora. Mereceu vencer. Meu time não competiu. Fomos muito mal, peço desculpas ao torcedor. Temos jogo atrasado contra o Corinthians e vamos ver as mudanças que vão acontecer.
O tropeço em Bragança Paulista, válido pela 23ª rodada, manteve o time em terceiro lugar, podendo perder a posição para o Fluminense no fim da rodada. Agora são quatro jogos consecutivos sem vencer como visitante, incluindo partidas contra Santos, Vasco e Goiás.