O Grêmio vem desenvolvendo novas estratégias para ser mais ofensivo mesmo no novo esquema desenhado pelo técnico Renato Portaluppi, com três volantes de ofício. A ideia do treinador é que Felipe Carballo e Pepê tenham mais liberdade para avançar e, na prática, se comportem em diversos momentos como meias.
Algo parecido já foi visto na vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, no último domingo (27), quando os dois meio-campistas avançaram, marcaram gols e se destacaram no jogo.
— Acho que isso é natural por conta da presença dos três volantes. Realmente o Felipe (Carballo) e eu conseguimos pisar mais na área. Até o Villa(santi) consegue quando eu ou o Felipe ficamos. Então, isso é natural. Eu fico feliz por esse momento — disse Pepê.
O meio-campista, contudo, ressaltou que a presença de três volantes não pode fazer os atletas do setor se esquecerem da marcação e das demais funções defensivas.
— Eu gosto sim de poder pisar mais na área, mas acho que a gente tem que ficar ciente das nossas responsabilidades defensivas. É uma coisa que nós temos sempre que ter, mas com três volantes eu realmente consigo pisar mais na área. E tanto eu como Felipe, graças a Deus fomos coroados com o gol — completou.
Para o jogo de domingo (3), contra o Cuiabá, o Tricolor deve ter apenas duas mudanças na equipe. O goleiro Gabriel Grando, suspenso, dá lugar ao estreante Caíque. Já o zagueiro Pedro Geromel, lesionado, será substituído por Rodrigo Ely. Já na lateral, Reinaldo volta naturalmente na vaga de Cuiabano após cumprir suspensão.
O provável time gremista tem: Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Felipe Carballo, Pepê e Cristaldo; João Pedro Galvão e Luis Suárez.