O que acontece com o Grêmio fora de casa? São incontáveis as argumentações de Renato e dos jogadores, porém ninguém conseguiu chegar a um consenso, muito menos transformar estes pensamentos em uma melhora de desempenho longe da Arena. Neste sábado (30), em mais uma atuação abaixo do esperado, o Tricolor empatou com os reservas do Fortaleza por 1 a 1, com gols marcados por Thiago Galhardo e Luis Suárez, e acumulou o oitavo jogo sem vitórias fora de seus domínios.
O resultado, que poderia ser pior pelas chances criadas pelo Leão, também complicou as ambições de caça ao Botafogo pelo título do Brasileirão. Restando 13 jogos para o encerramento do Brasileirão, o Tricolor ficou a sete pontos de distância para os cariocas, que ainda entrarão em campo nesta rodada na próxima segunda-feira (2). Bragantino e Fluminense, que estão logo abaixo na tabela, ainda também têm condições de ultrapassar o time de Renato Portaluppi.
Quando Luis Suárez cobrou uma falta que explodiu na trave, logo aos dois minutos, parecia que o Grêmio conseguiria se impor no Castelão, diante de um Fortaleza repleto de reservas, priorizando a Copa Sul-Americana. No entanto, não foi o que aconteceu. Quem imprimiu intensidade na capital cearense foi a equipe de Juan Pablo Vojvoda, especialmente em combinações pelo lado direito, com Dudu e Yago Pikachu.
Tentando cadenciar o jogo quando tinha a posse, mas muito mais correndo atrás do adversário e enfrentando dificuldades na marcação, o Grêmio não criou chances claras com a bola rolando no primeiro tempo. Pelo contrário, viu o Fortaleza dar trabalho ao goleiro Gabriel Grando, cercando a área e finalizando de longa distância.
Aos 30 minutos, o goleiro gremista evitou a abertura do placar com uma grande defesa em finalização de Lucas Sasha, dentro da área. Foi neste momento que, percebendo as dificuldades de marcação pelos lados do campo, Renato chamou Galdino para conversar e indicou uma troca. Na sequência, o apagado João Pedro Galvão sinalizou um problema da virilha e, no fim das contas, quem acabou lhe substituindo foi Ferreira.
A incrível dificuldade do Grêmio em converter pênaltis
Leia a coluna
A troca não foi efetiva. Pelo contrário. Foi em um lance de uma caneta de Dudu em Ferreira que o cruzamento do lateral-direito foi bloqueado por Reinaldo com o braço direito, dentro da área. O árbitro Raphael Claus precisou analisar o VAR para marcar o pênalti. Na cobrança, Thiago Galhardo mandou para as redes e abriu o placar, aos 43 minutos.
Nos acréscimos, Cristaldo foi derrubado na área, e o Grêmio teve a oportunidade de ir para o intervalo com um empate. Na cobrança de pênalti, porém, o argentino escorregou e mandou a bola para fora.
O empate que precisa ensinar o Grêmio
Leia a coluna
Renato voltou para o segundo tempo com Galdino no lugar de Cristaldo e deu 13 minutos para o Grêmio demonstrar uma postura diferente. Sem alcançar novamente seu objetivo, apostou na juventude ao colocar o volante Ronald e o atacante Lucas Bezozzi em campo.
Melhor fisicamente, o Fortaleza administrou o jogo e permaneceu envolvendo o Grêmio. Desta vez, porém, com um pouco menos de velocidade, mas com mais troca de passes. Ainda em dificuldades na marcação, o Tricolor até tentou jogadas pela esquerda, com aproximações de Ferreira e Bezozzi, mas sem êxito. O time da casa esteve próximo de próximo do segundo gol aos 34 minutos, quando Galhardo teve chance clara, mas chutou fraco.
O retrospecto que tira o Grêmio da luta pelo título do Brasileirão
Leia a coluna
Só que o Grêmio tem Luis Suárez, que precisa de apenas uma chance para mandar a bola para as redes. Aos 35 minutos, em enfiada de bola de Reinaldo, o artilheiro uruguaio apareceu entre os zagueiros do Fortaleza e, de primeira, mandou para o fundo do gol, por baixo das pernas do goleiro Fernando Miguel e empatando o jogo.
Nos minutos finais, com o jogo aberto, de ataques para os dois lados, o Fortaleza criou mais oportunidades com Galhardo e Calebe, enquanto Luis Suárez também teve a chance da virada, após belo passe de Ferreira, e uma conclusão de Galdino. No entanto, o placar não saiu do 1 a 1.
25ª rodada — 30/9/2023
FORTALEZA (1)
Fernando Miguel; Dudu (Tinga, ), Benevenuto, Tobias Figueiredo e Escobar; Pedro Augusto, Lucas Sasha e Lucas Crispim (Pochettino, aos 37’/2ºT); Yago Pikachu (Calebe, aos 30’/2ºT.), Imanol Machuca (Romarinho, aos 30’/2ºT)e Thiago Galhardo (Romero, aos 45’2ºT.). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
GRÊMIO (1)
Gabriel Grando; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Pepê, Carballo (Bezozzi, aos 14’/2ºT), Nathan (Ronald, aos 14’/2ºT) e Cristaldo (Galdino, INT.); João Pedro Galvão (Ferreira, aos 33’/1ºT, depois Fábio, aos 45’/2ºT) e Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Thiago Galhardo (F), aos 43min do 1º tempo, e Luis Suárez (G), aos 35min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Nathan Bezozzi (G), e Benevenuto (Fortaleza)
ARBITRAGEM: Raphael Claus (Fifa-SP), auxiliado por Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Daniel Luis Marques (SP). VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP).
PÚBLICO: 23.634
RENDA: R$ 322.201,00
LOCAL: Castelão, Fortaleza