Mais uma vez, o Grêmio não venceu um jogo fora de casa. Nesse sábado (30), o empate com o Fortaleza não se bastou apenas pelo resultado. Teve elementos extras. O time teve chance de marcar, mas, de forma constrangedora, Cristaldo escorregou na hora de bater o pênalti. Um dos pontos que, de uma vez por todas, merece atenção em 2023.
Se Cristaldo tivesse convertido a penalidade, o jogo poderia ter outra história. Porém, o erro do argentino vem sendo regra, e não exceção, no retrospecto do Grêmio na temporada. Sim, o time mais perde do que faz gols de pênalti no ano.
No total, contando apenas o tempo normal e não disputas de mata-mata, o Grêmio soma somente 40% de aproveitamento em cobranças de pênaltis. São seis desperdiçados e incrivelmente quatro convertidos. Nesta lista, estão, por exemplo, três erros de Luis Suárez, o goleador do time no ano com 20 gols.
Paradoxalmente, o Grêmio levou a melhor nas duas disputas de pênalti que teve na temporada. Foi assim diante do Ypiranga, pela semifinal do Gauchão, e contra o Bahia, nas quartas de final da Copa do Brasil.
Pênaltis a favor do Grêmio em 2023:
- Éverton Galdino - Caxias (perdido)
- Luis Suárez - Ferroviário (perdido)
- Luis Suárez - Ypiranga (perdido)
- Luis Suárez - Caxias (feito)
- Luis Suárez - Santos (perdido)
- Cristaldo - Bragantino (feito)
- Cristaldo - São Paulo (feito)
- Cristaldo - Coritiba (feito)
- Cristaldo - Bahia (perdido)
- Cristaldo - Fortaleza (perdido)
- 10 batidos, 4 convertidos e 6 desperdiçados