O domingo (13) será de reencontro entre Renato Portaluppi e Fernando Diniz. Técnicos com perfis distintos, os dois viraram amigos em 2002, quando o ídolo gremista comandou o então meia cerebral no tricolor carioca.
Desde 2018, porém, o confronto foi para fora das quatro linhas. Como treinadores, o retrospecto é favorável a Renato, que soma três vitórias contra apenas uma derrota no duelo entre eles. Domingo (13), o Grêmio enfrenta o Fluminense, às 16h, na Arena, pelo Brasileirão, no que será o oitavo embate entre os dois. Relembre as partidas:
Grêmio 0x0 Athletico-PR (2018)
Encontro entre um Renato campeão da Libertadores no ano anterior, contra um Diniz com a sua primeira oportunidade em um clube com maiores pretensões. Mesmo na Arena, os paranaenses foram para cima desde o início, característica das equipes comandadas pelo atual comandante (interino) da Seleção Brasileira. No entanto, nenhum dos ataques conseguiu se sobressair.
Grêmio 4x5 Fluminense (2019)
O mais eletrizante dos confrontos. O Grêmio de Renato chegou a abrir 3 a 0 em 22 minutos do primeiro tempo. A virada veio em incríveis 15 minutos. Depois, Kannemann empatou aos 39 da etapa final, mas Yony González fez o gol da vitória carioca aos 47 minutos do segundo tempo.
Grêmio 3x0 São Paulo (2019)
Com a vitória, o time gremista confirmou a vaga na Libertadores de 2020. Os destaques gremistas na partida foram o lateral-direito Léo Moura e o atacante Luciano, que marcou dois gols. O outro foi de Vitor Bueno, que fez contra.
São Paulo 0x0 Grêmio (2020)
Foi um jogo pegado, com muita reclamação sobre a arbitragem. Com a ausência de Diego Souza, Renato surpreendeu com a entrada de Luiz Fernando centralizado. O São Paulo de Diniz apostou na rápida troca de passes, mas também não teve efetividade.
Grêmio 1x0 São Paulo (2020)
Na antevéspera do Natal, o torcedor gremista ganhou um presente. Diego Souza marcou o gol que garantiu a vitória de 1 a 0 do Grêmio sobre o São Paulo, na Arena, o que deixou os gaúchos em vantagem nas semifinais da Copa do Brasil.
São Paulo 0x0 Grêmio (2020)
Na volta, Renato venceu o duelo estratégico sobre Diniz. A classificação à final da Copa do Brasil foi assegurada com uma partida segura diante do rival que, no momento, vivia grande fase, sendo o líder do Brasileirão.
Santos 0x4 Flamengo (2021)
No último duelo, o resultado mais discrepante. Além disso, a única vez em que Renato não comandava o Grêmio. A goleada contou com três gols de Gabigol e um de Andreas Pereira. O triunfo teve a supremacia do poderia ofensivo dos cariocas, ordenados por Renato, diante da tentativa de Diniz de se aproveitar dos contragolpes.
Os duelos entre Renato x Diniz como técnicos:
- Santos (Diniz) 0x4 Flamengo (Renato) — Brasileirão 2021
- São Paulo (Diniz) 0x0 Grêmio (Renato) — Copa do Brasil 2020
- Grêmio (Renato) 1x0 São Paulo (Diniz) — Copa do Brasil 2020
- São Paulo (Diniz) 0x0 Grêmio (Renato) — Brasileirão 2020
- Grêmio (Renato) 3x0 São Paulo (Diniz) — Brasileirão 2019
- Grêmio (Renato) 4x5 Fluminense (Diniz) — Brasileirão 2019
- Grêmio (Renato) 0x0 Athletico-PR (Diniz) — Brasileirão 2018
- 3 vitórias de Renato
- 3 empates
- 1 vitória de Diniz