Após a eliminação na semifinal da Copa do Brasil para o Flamengo, o Grêmio volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, pelo qual enfrentará o Santos neste domingo (20), às 16h, na Vila Belmiro. Do outro lado, o Tricolor encontrará um rival em crise e que entrou na zona de rebaixamento na última rodada.
O jogo deste domingo marcará a estreia de Diego Aguirre na Vila Belmiro. O uruguaio é o terceiro técnico do Santos na temporada, após as demissões de Odair Hellmann e Paulo Turra. Aguirre fez sua primeira partida na rodada anterior, quando o Peixe levou 4 a 0 do Fortaleza na Arena Fonte Nova.
O desafio de Diego Aguirre é interromper a sequência de maus resultados para tentar tirar o Santos da zona de rebaixamento. Em 17º lugar, o Peixe tem os mesmos 18 pontos do Bahia, mas perde no saldo de gols.
O Alvinegro venceu apenas um dos seus últimos 18 jogos contando Brasileirão e Sul-Americana. A última vitória veio há seis rodadas, quando bateu o Goiás por 4 a 3, com o placar sendo definido com um polêmico pênalti marcado a favor dos paulistas nos acréscimos. Desde então, o Santos sofreu três derrotas fora de casa (São Paulo, Fluminense e Fortaleza) e dois empates em casa (Botafogo e Athletico-PR).
A partida contra o Grêmio marcará o retorno da torcida santista a Vila Belmiro após quatro partidas com portões fechados. A mobilização para a volta levou os torcedores a esgotar rapidamente os ingressos colocados à venda. A expectativa é de que 15 mil pessoas estejam no estádio.
— O Santos vive seu pior momento na temporada. Com apenas uma vitória em 18 jogos, entrou recentemente na zona de rebaixamento e precisa desesperadamente vencer o Grêmio. O Peixe espera a vitória para tentar arrumar a casa e sair do Z-4. O momento é muito delicado, com vários jogadores tendo chegado há pouco ao clube. Ou seja, o time nem entrosado está. Apesar do momento, a torcida promete apoiar, existe uma vaquinha online para fazer um corredor de fogo na chegada ao estádio — observa Yago Rudá, setorista de Santos para o portal ge.globo.
Dúvidas na escalação
Em sua primeira semana cheia para treinar no Santos, Diego Aguirre fez testes na montagem da equipe para enfrentar o Grêmio. O goleiro João Paulo, o meia Lucas Lima e o atacante Mendoza voltam a ficar à disposição após cumprirem suspensão na goleada sofrida para o Fortaleza. As principais dúvidas na equipe estão na lateral direita, entre João Lucas e Gabriel Inocêncio, e no ataque, pela incerteza sobre Marcos Leonardo.
O centroavante retornou ao Brasil após viagem à Itália para acertar com a Roma, mas não tem a participação no jogo de domingo garantida desde o início. Se Marcos Leonardo não atuar, o argentino Julio Furch será o comandante do ataque alvinegro.
Na busca por reação do Santos, Diego Aguirre identificou a necessidade de afastar jogadores. Os laterais Cadu e Pedrinho Scaramussa, o zagueiro Robson Reis e meia Ed Carlos foram afastados do elenco nesta semana.
O técnico uruguaio ainda tem para o confronto com o Grêmio a preocupação com os pendurados. Sete jogadores estão com dois amarelos e ficarão fora do confronto com o Atlético-MG, na próxima rodada, se levarem cartão: os zagueiros Joaquim e Messias, o lateral-direito Gabriel Inocêncio, os meios campistas Camacho, Rodrigo Fernández e Dodi e o atacante Lucas Braga.
Costumeiramente forte na Vila Belmiro, o Santos conquistou menos da metade dos pontos disputados como mandante neste Brasileirão. A equipe tem um aproveitamento de 46,7% em casa, com três vitórias, cinco empates e duas derrotas em 10 partidas.