Lucas Leiva e Luis Suárez são velhos conhecidos. Os dois atuaram juntos no Liverpool e tiveram a oportunidade de se reencontrar no Grêmio no começo da temporada, mas em virtude de um problema cardíaco, Lucas teve de se aposentar e não pode jogar mais uma vez ao lado do uruguaio.
Na última segunda, Lucas Leiva esteve no GZH Conversa, falando sobre sua vitoriosa carreira no futebol. Próximo de Suárez, o ex-volante falou sobre a permanência do camisa 9 no Tricolor até o final da temporada de 2023:
— Não falei com ele sobre isso durante o período. Eu estava fora, viajei, aí teve o período de discussão, mas no final, deu tudo certo. Acho que foi o melhor caminho para os dois. Ele vai ficar até o final do ano e espero que ele possa terminar o ano de forma positiva e deixar um legado importante dentro do clube.
Afastado desde o começo do ano dos gramados, Lucas também falou sobre esse novo momento na sua carreira. Segundo ele, tem aproveitado seu tempo livre viajando e passando mais momentos com a sua família.
— Estou no processo de transição, me preparando para o futuro, fazendo alguns cursos, curtindo coisas que não podia curtir antes, família, outro esporte, viajando. É um processo lento, mas também com muita tranquilidade vou encontrar meu próximo caminho — disse o ex-jogador, que ainda falou sobre sua situação com o Grêmio:
— Ainda estamos em processo de resolução, não tenho mais informações. É aguardar realmente. Por enquanto, não recebi nenhum oferta, ainda não estou aberto a esse tipo de oferta. Estou me preparando para as coisas que quero fazer no futuro e com muita cautela, com muita calma, vou passar por esse processo de transição.
Em sua segunda passagem pelo Grêmio, Lucas Leiva fez 18 partidas na Série B. O volante marcou três vezes, uma delas na vitória por 3 a 0 sobre o Náutico. A partida nos Aflitos confirmou o retorno do clube à Série A.
Além do Grêmio, Lucas Leiva defendeu o Liverpool e a Lazio em 17 anos de carreira como profissional. O jogador também teve convocações para a Seleção Brasileira.