Encarar o lanterna Vasco neste domingo (6), às 16h, é a oportunidade que o Grêmio tem de reencontrar o rumo das vitórias no Brasileirão. O adversário, fragilizado pela má campanha e o desconforto de ocupar a última posição, não vence um jogo desde junho. Diante disso, Renato Portaluppi poderá até abrir mão da formação com três zagueiros e lançar Ferreira ao time titular, montando um time mais ofensivo.
Os últimos treinos foram de portões fechados, ajudando no suspense. A explicação está justamente nesta possível troca de sistema tático, saindo do 3-4-3 para o 4-2-3-1. Reinaldo, que cumpriu suspensão automática, estará de volta ao time, assim como Carballo, preservado contra o Goiás por dores musculares.
Kannemann e Cristaldo, lesionados, seguem fora. Quem sairia para a entrada de Ferreira seria o zagueiro Gustavo Martins, titular na partida anterior. Ronald e Cuiabano também voltariam para o banco de reservas.
Ferreira não inicia um jogo desde 25 de março, na semifinal do Gauchão diante do Ypiranga. Neste jogo, teve uma lesão muscular grave e retornou apenas em julho. Desde então, foram sete jogos como suplente, acumulando três assistências. Como ele já sofreu bastante com as lesões, seu retorno é tratado com muita cautela.
O Grêmio ainda tem a expectativa de contar com reforços como o jovem Besozzi, 20 anos, destaque do jogo-treino contra o São José com dois gols.