Está difícil de acreditar que o Vasco possa complicar a vida do Grêmio nesse domingo (6). Lanterna do Brasileirão e sem contar com torcida em São Januário, os cariocas estão desesperados para evitar mais um rebaixamento na história do clube. Não bastasse este contexto, há uma estatística que assusta os vascaínos e até acalma os tricolores.
O Vasco simplesmente perdeu todos os jogos que disputou dentro de São Januário. Foi derrotado por Athletico-PR, Cruzeiro, Goiás, Santos e Bahia. A vitória sobre o Cuiabá ocorreu no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. E o empate contra o Palmeiras foi no Maracanã.
A reconhecida e tradicional casa do Vasco, inaugurada no longínquo ano de 1927, não presencia uma vitória do seu clube desde 9 de março, quando a equipe fez 2 a 0 no Bangu, ainda pelo Campeonato Carioca. É neste local que o Grêmio busca sua quarta vitória fora de casa no Brasileirão: venceu Cuiabá, Athletico-PR e Bahia até agora.
No histórico recente de Grêmio x Vasco, a vantagem é azul. O Tricolor vem de sete partidas invicto diante dos vascaínos, com cinco vitórias e dois empates.
A última derrota faz mais de meia década. Em julho de 2018, também em São Januário, o argentino Andrés Ríos fez um gol aos dois minutos de jogo e, mesmo tendo um jogador expulso ainda no primeiro tempo, o time carioca segurou a pressão gremista.
A Era dos pontos corridos do Brasileirão tem como registro, até esta 18ª rodada, a Chapecoense (em 2021) como dona da pior campanha já vista, com apenas seis pontos conquistados. Em seguida aparecem Náutico (2013), América-MG (2016) e esse Vasco, todos com nove pontos. Sim, ao final do campeonato, a Série B foi o destino deles.
Jogos do Vasco em São Januário no Brasileirão:
- 0x2 Athletico-PR
- 0x1 Cruzeiro
- 0x1 Goiás
- 0x1 Santos
- 0x1 Bahia