Aos 29 anos, Rodrigo Ely retorna ao Grêmio para realizar um sonho que diz ser de antes de sua passagem pela base do clube, entre 2005 e 2009. O novo zagueiro à disposição de Renato Portaluppi afirmou em sua apresentação, no começo da tarde desta sexta-feira (4), que vestir profissionalmente a camisa gremista era um desejo de criança, de um menino que cresceu tricolor.
— O Grêmio me formou não apenas como jogador, mas como pessoa. Estive quatro anos na base e só tenho agradecimento ao que o Grêmio me deu como estrutura de vida. Quando pintou o contato, já falei para o meu representante: "Vamos fazer isso possível". Vestir essa camisa não tem preço, e a minha única opção para retornar ao Brasil era para vir vestir a camisa do Grêmio — afirmou Ely em sua primeira manifestação na coletiva.
— Estou realizando o sonho de um menino de quatro anos. Nem todas as pessoas podem falar que conseguiram. Eu cresci com esse sonho e posso realizar hoje. Não importa o dinheiro, o clube, o que importa é o sonho. Estou realizando ele agora e quero poder ajudar o Grêmio a crescer ainda mais — completou o zagueiro.
Rodrigo Ely deixou o Grêmio quando tinha apenas 15 anos para jogar no Milan, após chamar atenção dos italianos em um torneio sub-15. Ele chegou a ser convocado para defender a Itália nas categorias sub-17 e sub-19, mas pouco vestiu a camisa rossonera como profissional.
Sem espaço no Milan, o gaúcho de Lajeado rodou pela Europa. Defendeu Reggina e Avellino ainda na Itália, foi para a Espanha jogar no Alavés e ainda teve uma passagem pelo Nottingham Forest, da Inglaterra. O zagueiro retornou ao futebol espanhol para defender o Almería, em 2021. Na última temporada, disputou 36 das 38 partidas do clube no Campeonato Espanhol, todas elas como titular.
Essa experiência de 14 anos na Europa que Ely trará a Porto Alegre. Mas destacou que pretende também aprender aqui, principalmente por poder jogar ao lado e disputar posição com nomes como Geromel e Kannemann, ídolos históricos do Grêmio.
— O maior beneficiado é o Grêmio. Quanto maior o nível do elenco, melhor. Geromel e Kannemann são duas lendas do clube. Vou absorver o que eles tiverem para me passar e procurar contribuir também com a minha vivência. É ajudar o Grêmio a buscar títulos e tornar o clube ainda maior do que já é — projetou.
Rodrigo Ely assinou contrato com o Grêmio até o final de 2025. O clube adquiriu 80% dos direitos econômicos do jogador do Almería.
Ficha do jogador
- Nome: Rodrigo Ely
- Idade: 29 anos
- Posição: Zagueiro
- Último clube: Almeria-ESP