Hoje companheiros no Brasil, Luis Suárez e Rodrigo Ely, do Grêmio, já foram adversários na Espanha. O atacante e o zagueiro dividiram o mesmo país europeu por pouco mais de cinco anos, entre 2017 e 2022. Apesar do longo período, foram apenas dois confrontos. O uruguaio pelo Barcelona e o brasileiro pelo Alavés. Quando o centroavante defendia o Atlético de Madrid, os dois não se enfrentaram.
Suárez não só saiu vitorioso nas duas partidas como também sempre marcou gols. Em um dos jogos, o atacante também distribuiu três assistências. Rodrigo Ely levou um amarelo.
Alavés 0 x 2 Barcelona (23/4/2019)
Pelo Campeonato Espanhol, a vitória catalã foi construída no segundo tempo. O primeiro gol, de Carles Aleñà, não teve assistência de Luis Suárez, mas ele fez o corta-luz para que a bola chegasse no meia. Depois, o uruguaio fechou o placar em cobrança de pênalti. Rodrigo Ely foi substituído aos 26 minutos da segunda etapa, depois dos dois gols.
Barcelona 4 x 1 Alavés (21/12/19)
Também pelo Campeonato Espanhol, uma goleada do Barcelona no Camp Nou. Os donos da casa abriram 2 a 0 com Griezmann e Vidal, ambos com assistências de Suárez. No segundo tempo, o Alavés descontou com Pere Pons. Depois, Messi marcou, mais uma vez com passe do uruguaio. De pênalti, o centroavante gremista fez o seu. Aos 39 minutos da etapa final, Ely recebeu cartão amarelo.