O técnico Renato Portaluppi tem um problema para resolver no Grêmio. Com o retorno de Kannemann e de Geromel, o treinador poderá escalar o Tricolor com três zagueiros mais uma vez na temporada — o esquema foi o que deu melhores resultados e atuações em 2023.
Desde que perdeu o zagueiro argentino, Renato tentou readaptar sua formação tática preferida, o 4-2-3-1, com a utilização de Ferreira em uma das pontas. O camisa 10, no entanto, não conseguiu produzir da maneira esperada pelos torcedores do Grêmio.
GZH ouviu colunistas para opinar sobre a escalação que Renato deveria utilizar no Grêmio.
César Cidade Dias
4-2-3-1. Eu escolheria esse esquema, mas sem o Ferreira e com meias de aproximação para ajudarem na criação das jogadores e municiar o Suárez.
Diogo Olivier
Como premissa, não me parece que a questão central do Grêmio seja o desenho tático. Renato já tentou vários, mas o rendimento não se altera tanto assim. O Grêmio está em reconstrução, vindo da Série B, este é o ponto. Mas eu faria 4-4-2 com losango de meio-campo: Villasanti à frente da zaga, Bitello e Carballo à direita e à esquerda e Cristaldo na ponta do losango, perto de Ferreira e Suárez. Se houver outro atacante em momento melhor do que Ferreira, ótimo.
José Alberto Andrade
A presença recente de João Pedro Galvão e a fase irregular de Ferreira dão chance a Renato Portaluppi de buscar no velho 4-4-2 uma alternativa nada revolucionária, mas com chances de ser eficiente. Galvão passaria a ser companheiro de Suárez no ataque, aproximando-se como nenhum outro parceiro fez com o uruguaio até agora. Ficaria para o treinador escolher o último dos quatro componentes da linha média, na qual obrigatoriamente estão Villasanti, Pepê e Bitello. Um volante como Carballo dá a oportunidade dos laterais desempenharem funções ofensivas. Um meia como Cristaldo seria a alternativa de ligação pelo meio.
Leonardo Oliveira
É o 3-4-3. Deixa o time mais equilibrado e compacto. As linhas mais aproximadas e a defesa projetada fazem com que o Suárez não fique tão isolado. Outro ponto, esse sistema potencializa os laterais, João Pedro e Reinaldo, e encaixa bem os meios internos.