O meio-campista Bitello é o jogador do Grêmio que mais chama a atenção dos clubes do Exterior nesta temporada. O time gaúcho está em negociações com o Feyenoord-HOL, que fez proposta de 7 milhões de euros pelo jogador. Além dos holandeses, outros cinco clubes tentaram contratar o atleta gremista: Arsenal, Monaco, Porto, Torino e Dínamo de Moscou.
A janela de transferências das principais ligas europeias têm fechamento previsto para 1º de setembro. Embora seja interesse do Grêmio manter Bitello pelo menos até dezembro, uma proposta de pelo menos 12 milhões de euros poderá tirá-lo da Arena nos próximos dias.
O Grêmio é dono de 70% dos direitos econômicos de Bitello. O restante pertence ao Cascavel, que o negociou ainda para a base tricolor. O Feyenoord ofereceu 7 de milhões de euros (R$ 37 milhões) pelos direitos econômicos do jogador, porém a oferta foi considerada baixa pela diretoria gremista. O valor poderia aumentar conforme o desempenho do meio-campista.
Porto, Monaco, Torino, Dínamo de Moscou e Arsenal manifestaram interesse no jogador ainda no início de agosto. Conforme o Grêmio, porém, nenhum deles chegou a avançar com uma proposta.
Titular do Grêmio desde o ano passado, Bitello tem nove gols e quatro assistências em 42 partidas na temporada 2023. O jogador também foi convocado para a Seleção Brasileira sub-23, que fará amistosos diante do Marrocos em setembro, em preparação para os Jogos Pan-americanos de Santiago.