Grêmio e Cruzeiro se enfrentam no domingo (27), na Arena, sem um personagem importante: Renato Portaluppi. O técnico tricolor foi expulso no último jogo, contra o Santos, e desfalca o grupo. A ausência, porém, não é novidade. O treinador já foi substituído pelo auxiliar Alexandre Mendes em outras 11 oportunidades.
Ao todo, o "braço-direito" do técnico esteve à frente da equipe em três vitórias, três empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 36,3%. As partidas ocorreram entre 2016 e 2023, e os motivos para que Renato não estivesse presente são diversos: suspensão, covid-19 e até "preservação".
Em outras 15 vezes, Portaluppi foi substituído por Roger Machado, Thiago Gomes, Victor Hugo Signorelli, James Freitas, Felipe Endres e César Bueno.
Os jogos de Alexandre Mendes no comando técnico do Grêmio:
Cruzeiro 0x2 Grêmio - Copa do Brasil (26/10/2016)
No caminho para o penta da Copa do Brasil, o Grêmio enfrentou o Cruzeiro nas semifinais. Na partida de ida, no Mineirão, a equipe encaminhou a classificação para a final com gols de Luan e Douglas, e sem Renato e com Alexandre Mendes. Antes, nas quartas contra o Palmeiras, o treinador foi expulso e desfalcou o grupo.
Flamengo 2x0 Grêmio - Primeira Liga (08/02/2017)
Pela hoje extinta Primeira Liga, a opção do treinador gremista foi mandar ao Mané Garrincha uma equipe reserva, até no comando técnico. Everton e Berrío marcaram para os cariocas.
Bragantino 1x0 Grêmio - Brasileirão (25/02/2021)
Prestes a jogar a final da Copa do Brasil de 2020, o Grêmio foi com uma delegação reserva para enfrentar o Bragantino, em Bragança Paulista, pela última rodada do Brasileirão de 2020. Claudinho marcou para os donos da casa.
Ayacucho 1x2 Grêmio - pré-Libertadores (16/03/2021)
Depois de golear os peruanos por 6 a 1 na ida, Renato mandou Alexandre Mendes e um elenco reserva para Quito para confirmarem classificação para a fase seguinte da preliminar da Libertadores. Ferreira e Ricardinho garantiram a vitória.
Grêmio 2x0 Aimoré - Gauchão (19/03/2021)
Em início de temporada, Alexandre Mendes comandou a equipe reserva em três partidas seguidas do Gauchão. Enquanto isso, Renato Portaluppi treinava os titulares para a sequência do ano. O jogo contra o Aimoré foi o primeiro. Na Arena, Guilherme Azevedo e Ricardinho deram três pontos ao Tricolor.
São José 1x1 Grêmio - Gauchão (22/03/2021)
A segunda partida foi contra o São José. No Passo D'Areia, Pedro Lucas empatou para os gremistas.
Juventude 2x1 Grêmio - Gauchão (25/03/2021)
O terceiro e último foi contra o Juventude. No Jaconi, o time de Alexandre Mendes saiu na frente com Ricardinho, mas depois cedeu virada.
São Luiz 2x2 Grêmio - Gauchão (31/03/2021)
Com um Gre-Nal na sequência, a delegação que foi a Passo Fundo, pelo Gauchão, foi reserva. O time de Alexandre Mendes saiu na frente, levou a virada e buscou o empate. Os gols gremistas foram de Léo Pereira e Léo Chú.
Independiente del Valle 2x1 Grêmio - pré-Libertadores (09/04/2021)
Os dois últimos jogos da terceira passagem de Renato Portaluppi pelo Grêmio foram sem o técnico gremista. Com covid-19, o treinador não esteve presente na eliminação da fase preliminar da Libertadores para o Independiente del Valle. Na ida, fora de casa, uma derrota por 2 a 1 de virada. Diego Souza marcou para o Tricolor.
Grêmio 1x2 Independiente del Valle - Libertadores (14/04/2021)
No jogo da volta, na Arena, uma nova derrota de virada. Jean Pyerre marcou para o Grêmio. No dia seguinte, Renato foi demitido.
Ypiranga 0x0 Grêmio - Gauchão (11/03/2023)
Com a vaga garantida no mata-mata do Gauchão, uma delegação reserva foi a Erechim para a última rodada da fase classificatória. O time de Alexandre Mendes não marcou e não sofreu gols.