A história de Adriel no Grêmio foi interrompida. O baiano de Ilhéus deixa o clube após fazer apenas 15 partidas, mas também como quem chegou mais perto de provar que poderia ser o sucessor do legado de Marcelo Grohe no Tricolor. Arrojado debaixo das traves e também talentoso com a bola nos pés, o goleiro de 22 anos se despediu nesta quinta (20) dos companheiros e acertou os últimos detalhes para defender o Bahia. Um fim discreto para uma história turbulenta.
Renato Portaluppi confirmou a saída do jogador em sua entrevista coletiva desta quinta-feira. O técnico deu o exemplo de toda a polêmica enfrentada pelo clube no caso de Luis Suárez para exemplificar a quantidade de problemas com Adriel nos bastidores. Questões disciplinares que não apareceram na imprensa.
— Treinador ajuda a todos. Mas o jogador precisa se ajudar. Gosto muito do Adriel como pessoa e como jogador. Mas precisa perguntar para ele o porquê dele querer sair do Grêmio. Treinador segura até um limite. É a mesma coisa sobre o Suárez, tem muito que vocês não sabem e vão ficar sabendo lá na frente. Tem muitas coisas que vocês não sabem do Adriel e nós seguramos. Apareceu um bom negócio para ele. Segue a vida. Vai emprestado. Cabe a ele mostrar lá fora. Qualidade ele tem, mas foi ajudado muitas vezes. Não posso ficar do lado de um jogador errando quase que diariamente e perder o grupo. Fiz o possível para o ajudar. Desejo toda a sorte do mundo pra ele. Tem 22 anos. Espero que essa saída para o Bahia ajude ele a repensar as coisas. Assumiu que errou várias vezes — disse Renato.
A negociação tem potencial de deixar uma quantia mais significativa em 2024 do que agora. O empréstimo de um ano ao clube do Grupo City renderá ao Grêmio cerca de R$ 750 mil. Caso os baianos queiram ficar com o goleiro em definitivo, o valor será de 3,4 milhões de euros. Na cotação atual, aproximadamente R$ 18 milhões.
O contrato com o clube gaúcho até o fim de 2024 foi ampliado para evitar o risco de o Bahia não exercer a opção de compra e o goleiro ficar livre para assinar um pré-contrato com qualquer outro clube.
Adriel teve uma passagem no Grêmio marcada por polêmicas fora de campo. Depois de iniciar na base do Náutico em 2017 e de jogar a Série D pelo Sparta, do Tocantins, chegou para o time sub-17 do Grêmio em 2018. Sua passagem nas equipes de formação do clube gaúcho foi de muito sucesso. Além de convocações para seleções de base, foi titular da categoria sub-20 em 2019 e 2020.
Em 2021, quando o clube decidiu romper com Vanderlei e Paulo Victor, o goleiro era o candidato natural a ter a oportunidade. Mas Adriel não foi utilizado por estar acima do peso e também por ter reclamado por não ter sido relacionado para uma partida. Brenno, e depois Gabriel Grando, tiveram suas chances e aprovaram.
Com o acesso confirmado no ano passado, o jovem pediu uma chance a Renato Portaluppi. O jogador revelou a história da conversa com o técnico em entrevista ao programa Paredão do Guerrinha.
— Cheguei nele e disse: "Gênio, me dá esse jogo aí, jogo sem peso. Me dá essa oportunidade, estou treinando bem, você sabe". Ele me pediu calma. No último treino, ele disse: "Te joguei lá na Arena (para enfrentar o Brusque, na última rodada), vê se não faz m**** lá". Teve o jogo e ele me elogiou: "Foi bem demais" — contou Adriel, em entrevista a Adrioaldo Guerra, no dia 29 de abril.
A participação no programa, que segundo o clube aconteceu sem autorização, deu inicío a polêmica que custou seu lugar como titular. Sacado do time horas antes da partida contra o Cruzeiro, a situação criada dividiu a torcida. A ausência forçada teve uma série de episódios, principalmente nas redes sociais, até o pedido de desculpas realizado no dia 5 de maio. Desde o início da novela, ele fez uma única partida. Atuou com o time reserva na vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, no dia 27 de maio.
A saída de Adriel também tem impacto para o futuro próximo do Grêmio. A tendência é de que Gabriel Grando siga como o titular. Brenno também deve ser mantido no grupo, mas agora na condição de reserva imediao. Só que também não se descarta a saída dele para algum clube do Exterior. Brenno tem passaporte comunitário europeu, o que aumenta a possibilidade de uma transação para fora do país.