O Grêmio enfrenta o Atlético-MG, neste sábado (19), às 21h, pela 16ª rodada do Brasileirão. No comando do rival, estará um velho conhecido da torcida gremista: Luiz Felipe Scolari, multicampeão pelo Tricolor, é o atual treinador da equipe mineira. Este será o nono embate entre Renato e Felipão como treinadores.
A vantagem, até o momento, é Felipão, com quatro vitórias, contra três Renato Portaluppi. Houve ainda um empate. O primeiro jogo ocorreu em 2010. Era a milésima partida do Grêmio no Brasileirão e apenas a décima de Renato como comandante do clube em que já era ídolo. O Palmeiras de Felipão, porém, tratou de estragar a festa gremista, ao vencer por 2 a 1, com gols Marcos Assunção e Ewerthon.
Eles se reencontraram apenas em 2018, também pela competição nacional. No Pacaembu, o Verdão não deu chances para o time gaúcho e venceu por 2 a 0, com dois gols de Deyverson. Era a segunda vitória de Scolari contra Portaluppi.
No terceiro confronto entre eles: empate. Na Arena, o Palmeiras de Felipão saiu na frente com Dudu, aos 13 minutos do primeiro tempo. Com o time reserva, o Grêmio de Renato deixou tudo igual com uma paulada de David Braz, de longe, aos 42 minutos da etapa final: 1 a 1 pelo Brasileirão.
Em 2019, mais dois embates. Grêmio e Palmeiras fizeram as quartas de finais da Libertadores daquele ano. Na ida, o Verdão venceu na Arena por 1 a 0 com gol de Gustavo Scarpa, de falta. Era a terceira vitória do time de Scolari.
No volta, porém, o time de Portaluppi levou a melhor pela primeira vez ao vencer, em São Paulo, por 2 a 1, com gols de Everton e Alisson, e garantir a vaga na semifinal pelo gol marcado fora de casa.
Em 2021, pela primeira vez, Renato foi adversário. Flamengo e Grêmio se encontraram nas quartas de final da Copa do Brasil. Foram duas vitórias da equipe carioca, por 4 a 0 e por 2 a 0, sobre o Grêmio de Felipão. Posteriormente, os dois clubes voltaram a duelar, desta vez pelo Brasileirão, com vitória do Tricolor por 1 a 0, com gol de Miguel Borja.
Os números de Renato x Felipão como treinadores
- 2010 – Brasileirão – Grêmio (Renato) 1x2 Palmeiras (Felipão)
- 2018 – Brasileirão – Palmeiras (Felipão) 2x0 Grêmio (Renato)
- 2019 – Brasileirão – Grêmio (Renato) 1x1 Palmeiras (Felipão)
- 2019 – Libertadores – Grêmio (Renato) 0x1 Palmeiras (Felipão)
- 2019 – Libertadores – Palmeiras (Felipão) 1x2 Grêmio (Renato)
- 2021 – Copa do Brasil – Grêmio (Felipão) 0x4 Flamengo (Renato)
- 2021 – Copa do Brasil – Flamengo (Renato) 2x0 Grêmio (Felipão)
- 2021 – Brasileirão – Flamengo (Renato) 0x1 Grêmio (Felipão)