O chileno Fernando Astengo, jogador do Grêmio entre 1987 e 1989, afirmou que conversou com o presidente Alberto Guerra sobre Alexis Sánchez e que um amigo que trabalha no clube lhe procurou para auxiliar em uma aproximação com o atacante chileno. As declarações foram dadas na Rádio Touch, onde o ex-zagueiro é comentarista. O Tricolor, porém, ainda não tem negociação aberta com o jogador.
— Estive em Porto Alegre, em uma reunião com o presidente do Grêmio. Ele queria me conhecer, pois não era da minha época. E ele me perguntou sobre Alexis — disse Astengo, que complementou:
— Tenho um whatsapp de um amigo que trabalha no Grêmio. Ele perguntou sobre o Alexis, se eu poderia contatá-lo ou buscar alguma alternativa. Eu respondi que não era fácil falar com ele.
Astengo esteve em Porto Alegre em 16 de maio. O encontro com o presidente Alberto Guerra foi registrado no site oficial do clube, que destacou o tricampeonato gaúcho conquistado pelo zagueiro em sua passagem pelo Estádio Olímpico.
Também foi a primeira vez que o ex-zagueiro chileno conheceu a Arena. Na opinião dele, porém, uma negociação entre Alexis e Grêmio neste momento não avançaria.
— Grêmio tem dinheiro, visto que conta com Suárez. Mas creio que ele vai seguir na Europa. Alexis está em um nível que ele pensa na formação de plantel para ganhar títulos, pensa na Libertadores da América. Creio que Grêmio ainda não está com esta estrutura — concluiu.
Alexis Sánchez encerrou seu contrato com o Olympique de Marseille em 30 de junho e, neste momento, é um jogador livre no mercado de transferências. Aos 34 anos, ele já atuou por Barcelona, Arsenal, Manchester United e Inter de Milão. Na seleção do Chile, ele foi campeão da Copa América em 2015 e 2016, além de disputar as Copas do Mundo de 2010 e 2014.
O jogador já esteve na Arena do Grêmio na semifinal da Copa América, em 3 de julho de 2019. Na ocasião, o Chile foi derrotado por 3 a 0 para o Peru e eliminado da competição. Um dia antes, os chilenos fizeram um treinamento no CT Luiz Carvalho.