Um dos trunfos do técnico Renato Portaluppi para Grêmio e Coritiba neste domingo (25), na Arena, é o lateral-esquerdo Reinaldo. Após 10 anos no São Paulo, ele não renovou o contrato no Morumbi e chegou ao Grêmio sob desconfiança. Entretanto, começou a temporada como titular em uma posição em que o Tricolor não tinha uma afirmação desde Bruno Cortez.
Uma lesão no joelho na decisão do Gauchão lhe deixou de fora por um mês e, a partir da retomada, ele cresceu de rendimento. Contra o Tricolor Paulista, marcou o gol que garantiu a vitória por 2 a 1, na Arena. Diante do América-MG, terminou o jogo com assistências para os gols de Villasanti e Luis Suárez.
Sempre um jogador de virtudes ofensivas, Reinaldo tem uma história curiosa para justificar a sua força para chegar ao ataque. Segundo a mãe do lateral, em entrevista ao SporTV em 2019, as valências físicas do filho são explicadas pelo fato de ele ter sido amamentado até os seis anos, algo raro para a maioria das crianças.
Nesta temporada, Reinaldo foi beneficiado pelo momento em que Renato Portaluppi adotou o esquema 3-4-3. Como ala, ganhou liberdade de apoio com a certeza de que Kannemann, o zagueiro pela esquerda, estaria às suas costas para a caça aos adversários e coberturas. No São Paulo, algo semelhante ocorreu no ano passado, quando reconquistou um lugar no time titular a partir do momento em que Rogério Ceni passou a atuar no 3-5-2.
— Com três zagueiros, tenho mais liberdade para chegar na frente. Foi assim contra o São Paulo, até finalizando em gol. Na linha de quatro, vou só na boa. São dois esquemas que estamos preparados — disse Reinaldo.
Contra o América-MG, a opção do treinador foi pelo esquema 4-2-3-1. No entanto, a partir da expulsão de Éder, Reinaldo tornou-se praticamente um atacante pelo lado esquerdo. Com os passes para os gols diante do Coelho, o jogador de 33 anos chegou a quatro assistências com a camisa gremista. As demais foram contra Ypiranga, na semifinal do Gauchão, e Athletico-PR, pelo Brasileirão. Agora, igualou-se ao número de assistências de Bitello, e está atrás apenas de Luis Suárez e Franco Cristaldo — ambos com oito passes para gols em 2023.
— É o melhor posicionamento para ele, já que sempre apoiou melhor do que defendeu. Ainda mais agora, com 33 anos. Ele chega bem na linha de fundo e bate bem na bola. É natural que cresça com menos obrigações defensivas — analisou o comentarista Raí Monteiro, do canal Flow SC.
Reinaldo tem contrato com o Grêmio até o final de 2024.