Diante da possibilidade de Luis Suárez encerrar a carreira precocemente por conta das dores no joelho direito, o Grêmio tem de olhar no mercado opções para substituir sua principal estrela. Assim, GZH lista nove centroavantes que podem ser alternativas para o Tricolor contratar para substituir o camisa 9. Confira:
1) Cavani (36 anos)
Parceiro de Suárez na conquista da Copa América de 2011 e em quatro Copas do Mundo pela seleção uruguaia, Cavani esteve nos planos do Grêmio muito antes de Luisito. Também com 36 anos, o centroavante fez sete gols na última temporada pelo Valencia, que brigou contra o rebaixamento no Campeonato Espanhol. A má campanha levará o clube a reformular seu elenco, o que pode ser um facilitador para a saída de Cavani.
2) Darío Benedetto (33 anos)
Ainda que tenha contrato até dezembro de 2024, Darío Benedetto tem no momento uma relação conturbada com a diretoria do Boca Juniors, encabeçada pelo ídolo do clube Juan Roman Riquelme. Esse cenário permite que os argentinos não imponham muita dificuldade para que uma saída do camisa 9 aconteça no meio da temporada.
3) Roberto Firmino (31 anos)
Depois de perder espaço no Liverpool, Roberto Firmino teve sua saída do clube confirmada ao final da última temporada europeia. Ainda sem uma nova equipe, ele tem o contrato em mãos para assinar com um novo clube, situação semelhante a que tinha Luis Suárez quando foi contratado pelo Grêmio, no final do ano passado.
4) Santos Borré (27 anos)
Tentado como grande contração do Grêmio para a temporada 2021, com Renato Portaluppi no comando, Rafael Santos Borré acabou acertando com o Eintracht Frankfurt para realizar o sonho de retornar ao futebol europeu, onde havia defendido o Villarreal antes de sua chegada ao River. O colombiano, porém, teve uma temporada decepcionante com apenas três gols marcados, o que pode abrir a porta para sua saída do Frankfurt.
5) Alexis Sánchez (34 anos)
Principal estrela do bicampeonato de Copa América do Chile, em 2015 e 2016, Alexis Sánchez vestiu a camisas dos gigantes europeus Barcelona, Inter de Milão, Arsenal e Manchester United. Na última temporada, ele atuou pelo Olympique de Marseille e tem seu contrato com os franceses terminando no final do mês. Ainda existe a possibilidade de uma renovação do vínculo, mas no momento Sánchez está livre para assinar um pré-contrato com qualquer outro clube.
6) Kaio Jorge (21 anos)
Um dos destaques do Santos na campanha do vice-campeonato da Libertadores de 2020, Kaio Jorge foi contratado pela Juventus na expectativa de se tornar um dos principais centroavantes do futebol europeu. Uma grave lesão no joelho e a necessidade de cirurgia afastaram o jogador dos gramados por um ano. Ele voltou a jogar em fevereiro pela equipe B da Juventus, mas não foi aproveitado pelo técnico Massimiliano Allegri e não deve seguir em Turim.
7) Rodrigo Muniz (22 anos)
Revelado pela base do Flamengo, Muniz atualmente defende o Middlesbrough, que disputa a segunda divisão da Inglaterra. O centroavante de 22 anos marcou apenas dois gols na última temporada, mas ainda é visto como um jogador com potencial de evolução. Rodrigo Muniz é um centroavante que agrada ao técnico Renato Portaluppi.
8) Diego Costa (34 anos)
Brasileiro naturalizado espanhol, Diego Costa retornou à Europa após uma passagem de pouco sucesso pelo Atlético-MG, em 2021. Na última temporada, ele defendeu o Wolverhampton, mas marcou apenas um gol na Premier League. Aos 34 anos, o centroavante ainda pode ser visto como um jogador a ser recuperado, algo que Renato Portaluppi se acostumou a fazer em sua passagem anterior pelo Grêmio.
9) Luis Muriel (32 anos)
Formado pelo Deportivo Cali, Luis Muriel atua no futebol europeu desde 2010, quando chegou à Espanha para defender o Granada. Depois, ele migrou para a Itália, onde usou as camisas de Udinese, Lecce, Sampdoria e Fiorentina antes de chegar à Atalanta, clube em que atua desde a temporada 2018/19. Na última temporada, o colombiano perdeu a condição de titular na Atalanta e marcou apenas três gols.