Em meio às especulações sobre uma possível viagem a Barcelona para tratar o joelho direito, Luis Suárez reapareceu no gramado do CT Luiz Carvalho e participou do treino do Grêmio na manhã desta quarta-feira (28).
Apesar de ter feito as atividades físicas de aquecimento com os companheiros, o uruguaio mostrou as limitações físicas que têm lhe atrapalhado. Enquanto os demais atletas faziam agachamento completo com uma barra de peso nas costas, o centroavante flexionava levemente as pernas.
Depois, no trabalho com bola, o técnico Renato Portaluppi dividiu o elenco em dois times com nove jogadores para atuarem em campo reduzido. Do lado de fora, três esperavam no ataque para finalizar contra os goleiros.
Vestindo colete branco, Suárez começou a atividade neste trio que não participava das divididas e, ao lado de Vina e Jhonata Robert, apenas aguardava a chegada da bola. Depois, passou a atuar no campo reduzido, quando ficaram mais evidentes suas dores, se movimentando pouco e levando a mão ao joelho constantemente.
Completaram a equipe do camisa 9: Gustavo Martins, Bruno Uvini, Kannemann e Cuiabano; Carballo, Ronald, Bitello, Cristaldo e Zinho.
A ausência do treinamento desta quarta foi o lateral-direito João Pedro, que apresentou um desgaste maior e permaneceu na academia. Em princípio, não preocupa.
Já Suárez, mesmo que tenha participado em tempo integral, ainda não tem garantida sua presença na delegação que viajará a Salvador na próxima sexta (30). De qualquer forma, o planejamento da comissão técnica é preservá-lo do primeiro confronto com o Bahia, no sábado (1°), pelo Brasileirão. Assim, ficaria disponível para o duelo que abrirá as quartas de final da Copa do Brasil, na terça-feira (4).