Com a saída de Diogo Barbosa para o Fluminense, o Grêmio tem apenas dois laterais-esquerdo no grupo principal. Reinaldo, atual titular, e Cuiabano, que tem atuado também como extrema, são as opções do técnico Renato Portaluppi para a sequência da temporada.
Por conta disso, o clube pode recorrer ao mercado para buscar um novo atleta para a lateral. Ainda que o Tricolor tenha alguns nomes na base para a posição, GZH fez uma lista com cinco laterais-esquerdos que poderiam ser contratados pelo time gaúcho. Confira:
Francisco Ortega (Vélez Sarsfield)
É um lateral que teve passagem pela base da Argentina, mas que não chegou a disputar um lugar na equipe principal do técnico Lionel Scaloni. Ainda assim, tem bom nível para o futebol sul-americano.
É um jogador com perfil mais ofensivo, que pode atuar atacando tanto por fora, gerando amplitude, como construindo por dentro. Defensivamente tem alguns problemas, algo que pode ser amenizado no Grêmio com a utilização do sistema com três zagueiros por Renato Portaluppi. Tem contrato até dezembro de 2024 com o Vélez Sarsfield.
Lucas Esteves (Fortaleza)
Emprestado pelo Palmeiras para o time do Nordeste, Lucas é mais um que não vem sendo utilizado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Com seis jogos em 2023, o jogador pode ter o desejo de deixar o Fortaleza para ganhar mais oportunidades.
Nos bastidores, a situação preocupa Palmeiras, já que pode atrapalhar uma futura venda e devolver o jogador com desempenho abaixo do que foi emprestado.
Matheus Bahia (Bahia)
Um dos bons nomes do time baiano que subiu para a Série A do Brasileirão na temporada passada. Atualmente, tem alternado na posição com o equatoriano Jhoanner Chavez. Já fez 17 jogos na temporada, mas apenas três pelo Campeonato Brasileiro, o que possibilitaria uma transferência para outro clube do país. A última vez que entrou em campo foi contra o Flamengo, no dia 13 de maio, quando teve uma lesão na coxa. Ele está em fase final de recuperação.
Guilherme Sityá (Konyaspor-TUR)
Formado na base do Caxias, foi cedo para a Europa. Por lá, jogou na Romênia, na Alemanha, na Polônia, mas se firmou mesmo na Turquia. Chegou em 2020 e defende o Konyaspor — clube que acabou na oitava posição na temporada. O lateral-esquerdo foi o segundo com mais assistências no Campeonato Turco — nove no total.
Dalbert (Inter de Milão)
Aos 29 anos, tem seu contrato com a Inter de Milão se encerrando no dia 30 de junho. O atleta rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho no meio do ano passado e não atua desde então. A sua última partida oficial aconteceu em maio de 2022, contra a própria Inter de Milão, quando ainda estava emprestado ao Cagliari. Ele tem sido oferecido para clubes brasileiros e poderá retornar ao país após 10 temporadas na Europa.