Enquanto aguarda pelas liberações de Pepê, Carballo e Villasanti, que estão em recuperação física, o técnico Renato Portaluppi perdeu mais um volante: Ronald Falkoski. Desta vez, no entanto, não é por lesão.
O jovem de 20 anos se apresentou nesta segunda-feira (8) na Granja Comary, em Teresópolis, onde integrará os trabalhos de preparação da seleção brasileira sub-20 que disputará do Mundial da categoria e poderá ficar de fora de até oito jogos do Grêmio. Do Rio de Janeiro, o atleta gremista embarcará com a delegação para a Argentina, onde será disputado o torneio.
A equipe comandada por Ramon Menezes está no Grupo D e terá como adversários Itália, República Dominicana e Nigéria, nos dias 21, 24 e 27 de maio, respectivamente. A competição tem formato igual à Copa do Mundo profissional, com fase de grupos, oitavas, quartas, semifinal e final em jogo único. A decisão está agendada para o dia 11 de junho, no Estádio Ciudad de La Plata.
Desta forma, caso o Brasil alcance a final, o jogador poderia perder até seis rodadas Brasileirão, contra Palmeiras, Fortaleza, Inter, Athletico-PR, São Paulo e Flamengo, além dos dois confrontos com o Cruzeiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Formado no Tricolor, Ronald ainda não fez sua estreia como profissional, mas foi relacionado recentemente para algumas partidas de Gauchão, Copa do Brasil e Brasileirão. Neste fim de semana, inclusive, foi homenageado pela diretoria, recebendo uma placa das mãos dos vice-presidentes Gustavo Bolognesi e José Carlos Duarte e do diretor das categorias de base Diego Martignoni, por conta da conquista do Sul-Americano sub-20, em fevereiro, na Colômbia.