Para sair classificado às quartas de final da Copa do Brasil na próxima quarta-feira (31), quando enfrentará o Cruzeiro, o Grêmio precisará de gols — seja no tempo normal, já que o jogo de ida terminou 1 a 1, ou nos pênaltis, caso ocorra novo empate. Com esse objetivo, contará com o centroavante Luis Suárez, que já tem no currículo um gol marcado no Mineirão, palco do jogo decisivo.
Na Copa América de 2019, realizada no Brasil, o Uruguai estreou enfrentando o Equador, no Mineirão. A Celeste teve facilidade e venceu o confronto por 4 a 0, com gols de Lodeiro, Cavani, Mina (contra) e Suárez.
O gol do centroavante do Grêmio foi o terceiro, aos 44 minutos do primeiro tempo, concluindo para as redes uma cobrança de escanteio. Naquela competição, Suárez ainda marcaria um dos gols uruguaios no empate em 2 a 2 com o Japão, pela segunda rodada, na Arena do Grêmio.
Por outro lado, a primeira vez de Luis Suárez no Mineirão não é de boas lembranças. Em 2013, o Uruguai enfrentou a Seleção Brasileira na semifinal da Copa das Confederações e saiu derrotado por 2 a 1. O gol uruguaio foi de Cavani, enquanto Fred e Paulinho marcaram para o Brasil.
Preservado diante do Athletico-PR, Suárez irá voltar ao time titular do Grêmio diante do Cruzeiro. O técnico Renato Portaluppi também poderá contar com os retornos de Gabriel Grando, Kannemann, Carballo, Cristaldo e Bitello.