O Grêmio deixou a Arena insatisfeito com a atuação da arbitragem no 0 a 0 com o Fortaleza, neste domingo (14). Na visão gremista, o juiz Bruno Mota Correia deveria ter sinalizado uma penalidade máxima a favor da equipe gaúcha no final do primeiro tempo da partida válida pelo Brasileirão.
Mais do que o lance, a comissão técnica e a direção criticaram o modo como o árbitro do Rio de Janeiro procedeu em relação à jogada. De acordo com o vice de futebol, Paulo Caleffi, Correia deveria ter ido ao monitor para revisar a jogada.
— O que mais incomoda e gera desconforto é o critério utilizado para a definição do lance pela equipe de arbitragem. Nós temos um árbitro de campo que tomou uma decisão em torno de três segundos. Não sabemos até este momento o que foi dito a ele. A imagem é do árbitro apontando para as costas. Isso é inacreditável. Ele dizer que a bola bateu nas costas. Quem disse para ele? O VAR disse para ele? É uma situação que não dá. Todos nós vimos que a bola bateu no braço. O jogador do Fortaleza ampliou o seu espaço de ação. Podia ter ido no VAR e tomar a melhor decisão, que era marcar a penalidade — disparou o dirigente.
O protesto gremista é em relação a uma bola levantada na área do Fortaleza em que o zagueiro Titi cabeceia e a bola bate no braço de Lucas Sasha. O Grêmio, de acordo com Caleffi, tomará as atitudes necessárias sobre o tema, mas elas serão realizadas no âmbito interno.
As declarações do vice de futebol fizeram coro ao que Renato havia dito em sua entrevista coletiva. O treinador não escondeu a sua insatisfação.
— Quanto à arbitragem, não gosto de falar. Falei com ele (árbitro) no intervalo. A minha dúvida é a seguinte: eles decidiram em dois, três segundos, ninguém toma uma decisão nesse tempo, por mais clara que seja. A bola não pegou nas costas do jogador, pegou no braço. Contra a gente levam um tempo para tomar a decisão, não sei se acabou por conta própria ou foi o VAR. Inexplicável. Gostaria que os especialistas comentassem esse lance — analisou o treinador.
Com o empate, o Grêmio segue no meio da tabela do Brasileirão. Com oito pontos, o Tricolor está na 11º colocação. O próximo jogo pelo torneio será no domingo (21). Antes, o time gremista enfrenta o Cruzeiro, na quarta-feira (17), às 19h30min, pela Copa do Brasil, na Arena.