Contratado para ser o principal articulador do Grêmio em 2023, Franco Cristaldo acumula apenas uma partida completa na temporada. Por outro lado, o meia-atacante, que chegou com status de vice-artilheiro do Campeonato Argentino, passa por um jejum: não balança as redes há 10 confrontos.
O jogador tem 18 partidas disputadas, marcou três gols e deu sete assistências para os companheiros. No entanto, Cristaldo só permaneceu os 90 minutos em campo diante do Novo Hamburgo, no Gauchão, no 24 de fevereiro. Em números gerais, ele soma 1.301 minutos em campo, o que representa 14,4 jogos pelo Grêmio.
A explicação gremista para o atleta não concluir tantos jogos passa por questões táticas e físicas. O argentino geralmente é sacado em virtude da necessidade de reforçar o sistema defensivo com outro meio-campista com características de mais marcação.
Em outros compromissos, a mudança é promovida para renovar fisicamente a equipe pelo cansaço da função, já ele percorre o setor central, mas também costuma se apresentar pelas extremas. Apesar da concorrência de Nathan, recém-contratado, o camisa 19 não corre riscos de perder espaço pelo rendimento ser elogiado internamente. O ex-Galo também enfrenta déficit de ritmo de jogo e vem recebendo minutos para evoluir no quesito.
Seca de gols
A vertente artilheira de Cristaldo despertou os olhares gremistas. Com 14 gols em 27 rodadas do torneio argentino, o Tricolor aposta no meia também como mais um dos responsáveis por deixar o clube mais próximo das vitórias. A última vez que ele balançou as redes foi contra o Campinense, em Brasília, pela Copa do Brasil, em 1º de março.