Enquanto Renato Portaluppi prepara no CT Luiz Carvalho o time para a decisão do Gauchão contra o Caxias, no próximo sábado (8), a diretoria do Grêmio trabalha nos bastidores para dar mais opções para o treinador. Dentro desse movimento, o Tricolor anunciou nesta terça-feira (4) a contratação do atacante André Henrique. O jovem de 21 anos foi destaque do Hercílio Luz no Campeonato Catarinense e tem como principais características a versatilidade e a movimentação no setor ofensivo.
André Henrique foi formado na base do América-MG e passou por Capivariano (SP) e Marcílio Dias (SC) antes de chegar ao Hercílio Luiz no começo desta temporada. Ele atuou em 14 jogos no Campeonato Catarinense — todos como titular — e anotou quatro gols.
Embora tenha jogado como centroavante na maior parte do torneio, ele não é aquele camisa 9 típico de área. André Henrique chegou atuar como meia no começo do Campeonato Catarinense e também faz a função de segundo atacante. Quando joga como centroavante, costuma sair da área e aparecer para buscar aproximações e tabelas com meio-campistas e os atacantes de lado. Da maneira como Renato tem montado o Grêmio, no sistema 4-2-3-1, André Henrique pode ser um reserva de Suárez, mas também fazer a função que atualmente é de Cristaldo, do meia por trás do centroavante.
Comentarista do GE.com e da Rádio CBN de Santa Catarina, Jéssica Cescon destaca a qualidade técnica do novo reforço do Grêmio.
— O André começou jogando como um meia-armador. A partir da chegada do Renan Bressan (meia com passagem por clubes como Juventude e Paraná), ele passou a atuar mais como centroavante. É um atacante de movimentação, que constrói o jogo. Ele tem uma qualidade técnica que se sobressaiu na equipe. Não é um jogador de drible, mas de domínio, passe e finalização. É um atacante que pensa mais o jogo, que tem inteligência — observa Jéssica, que aponta a questão física como algo a ser trabalhado em André.
— Mas o Grêmio vai precisar evoluir a parte física dele, nota-se que André fica um pouco abaixo, principalmente pensando em Série A. Para grupo, é uma aposta válida do Grêmio. É um jogador jovem, não sei como os times daqui (de Santa Catarina) não deram maior atenção para ele. Ele pareceu um jogador centrado nas decisões. Mesmo contra a o Criciúma, que é um time grande no Estado e com torcida, ele foi bem — completa.
Essa questão física fica clara ao observar a participação de André Henrique na temporada. Dos 14 jogos que disputou, ele completou os 90 minutos apenas uma vez.
O Hercílio Luz foi o primeiro colocado na fase de classificação do Campeonato Catarinense e eliminou o Figueirense nas quartas de final graças a um gol de André Henrique no jogo de ida, vencido por 1 a 0 — a volta terminou em 0 a 0. O clube acabou eliminado na semifinal pelo Criciúma. Depois de perder por 2 a 0 fora de casa, a vitória de 2 a 1 na partida de volta não foi suficiente para o Hercílio Luz evitar a eliminação. André marcou um dos gols dessa vitória por 2 a 1.
Ficha técnica
- Nome: André Henrique da Silva Martins.
- Nascimento: 17/12/2001
- Idade: 21 anos
- Local de nascimento: Guanambi-Bahia
- Clubes: Capivariano-SP, América-MG, Marcílio Dias-SC, Hercílio Luz-SC.